A Nacional foi criada há 163 anos no Convento do Beato, em Lisboa, sob o alvará régio de D. Maria II, com a missão de servir a nação com o fabrico de farinhas, pão, cereais e massas.
João de Brito, um industrial de vinhos, comprou lotes de terreno, em hasta pública, e ali instalou a empresa, com uma localização estratégica. Na altura o Convento do Beato estava localizado junto ao rio e à linha férrea, o que facilitava o transporte das mercadorias através do rio e do comboio.
A Nacional nasceu como uma empresa familiar. Foi crescendo no negócio dentro e fora de portas com a abertura de várias fábricas espalhadas pelo país e pelos PALOP’S. A comunicação sempre foi uma estratégia da empresa, que passou por várias denominações socias. Logo de início, os produtos da marca eram publicitados em carros decorados que percorriam as ruas para mais facilmente chegarem aos consumidores. Mais tarde, a aposta em campanhas televisivas com o claim que ainda hoje está no ouvido dos portugueses: “O que é Nacional é bom”.
A Nacional, em 2000, é adquirida pela Cerealis. Hoje, com a produção dividida entre as unidades de Lisboa, Trofa e Maia, a marca alia a capacidade de fabrico industrial à inovação para responder às exigências do mercado.
Reveja aqui a reportagem do Imagens de Marca.
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