Em 2003 começou como um pequeno negócio no meio digital, mas a boa aceitação pelos utilizadores permitiu-lhe ser, 10 anos depois, a maior comunidade de fotografia em língua portuguesa do mundo, segundo afirma.
O site Olhares é hoje uma grande comunidade, com 286 mil utilizadores e mais de 3 milhões de fotos carregadas. Números que estão constantemente a crescer, ao mesmo tempo que o próprio negócio cresce. Ao longo do tempo foram desenvolvendo novas áreas de negócio, como a Academia Olhares, que promove cursos presenciais e online sobre fotografia e programas ligados a esta área, em vários pontos do país. Em 2012, a Academia representou cerca de 50% da faturação do Olhares. A outra metade da faturação chega através de publicidade no site, que representa 20% e de planos de subscrição pagos pelos utilizadores, que vale 30% do negócio.
Este é um site que traz mais-valias aos utilizadores como uma grande visibilidade dos seus trabalhos e a possibilidade de crescer, ganhar experiência e passarem de amadores a profissionais. Portugal e Brasil são os principais mercados, dividindo-se em metade pelos dois países o número de utilizadores. Ainda este ano vão ter um novo site, e a estratégia passa agora por inovação e internacionalização, pois querem levar a academia até ao mercado angolano.
Nós fomos conhecer como funciona a empresa, sedeada em Matosinhos. Para isso acompanhámos uma das aulas da Academia e acompanhámos também um fotógrafo num momento de inspiração fotográfica para perceber o que o Olhares lhe trouxe ao longo dos 10 anos em que acompanha o site.
Entrevistas:
Ângelo Valente – Gestor Marketing Olhares
Daniel Camacho – Fotografo
Comentários (0)