O mercado da moda foi o setor mais afetado pelo contexto sócio-económico no primeiro semestre de 2013. A conclusão é de um estudo da Kantar Worldpanel, que, embora aponte para a existência de um maior número de pessoas a comprar uma peça de roupa do que em igual período do ano passado, revela uma quebra do mercado do vestuário em volume comprado e em valor despendido pelos portugueses.
Mas, apesar deste cenário adverso, os portugueses parecem não abandonar a compra de roupa, ou se não fosse esta uma necessidade prioritária. O segundo trimestre deste ano traz alguns sinais positivos para os agentes do mercado, sobretudo para aqueles que trabalham o segmento feminino. Afinal de contas, a roupa para senhora cresceu 4,3% em valor em relação ao mesmo período do ano anterior, em grande parte devido a um aumento de compradoras.
Com a ajuda da Kantar Worldpanel, nesta reportagem inserida numa emissão especial dedicada às tendências de consumo na área da moda, fomos traçar o perfil do consumidor português, percebendo qual o tipo de roupa que prefere, como é que efetua as suas compras e ainda a que canais se dirige para estar literalmente na moda.
Entrevista:
Paulo Caldeira – Diretor Marketing Kantar Worldpanel
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