Hoje observamos várias campanhas que têm por base o humor no seu tom de comunicação. Mas esta não é uma tendência recente. No seguimento do congresso da APPM, onde um dos temas abordados foi precisamente o Humor ao serviço do marketing, queremos olhar para um caso de sucesso que há quase uma década marcou o panorama publicitário e humorístico em Portugal.
Falamos da Frize, que em 2003 lançou a sua primeira campanha de televisão, protagonizada por Pedro Tochas, que mais simples não podia ser. Um cenário de stand-up comedy, apenas com uma mesa e uma Frize em cima, foram o suficiente para as filmagens. A Pedro Tochas foi lhe dada total liberdade de improviso daquelas que viriam a ser frases utilizadas na campanha. Num tom descontraído e, com um orçamento reduzido, de cerca de um milhão de euros (menos que muitas outras marcas utilizavam na altura) a marca conseguiu falar de forma próxima com os consumidores e ter ótimos resultados. Em dois anos triplicaram as vendas e é até hoje uma campanha muito recordada pelos portugueses. Pioneira neste estilo de fazer publicidade, foram muitas as marcas que depois lhe seguiram as pisadas.
O Imagens de Marca quis perceber como surgiu a ideia, como foi posta em prática e o que trouxe à marca. Um caso que pode servir de exemplo para muitas marcas hoje em dia, de que nem sempre é preciso investir muito dinheiro para se ser eficaz. É certo que é uma fórmula que pode, muitas vezes, não dar certo, mas pode, certamente, inspirar outros casos e outras marcas a encontrar novos caminhos, numa altura em que é preciso transmitir boa disposição aos consumidores.
Entrevistas:
Fernando Oliveira – Diretor Mercados Internacionais Sumol+Compal
Pedro Tochas – Humorista
Comentários (0)