A rede das Aldeias do Xisto é composta por 27 aldeias de 16 municípios da região interior centro. Quase dotadas ao abandono, a Adxtur, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, dinamizou-as através de um projeto que potencia as mais-valias da região.
O desenvolvimento ganhou força com as gentes locais e a tradição e com forte aposta nas diversas vertentes do turismo: habitação, natureza, cultural, rural, aventura, gastronomia. O projeto da Adxtur arrancou em 2000. Cinco anos depois nasceu a marca Aldeias do Xisto.
O Imagens de Marca mostra-lhe a paisagem natural, os hábitos e a dinamização da economia local das Aldeias do Xisto. Reveja aqui a peça.
Entrevistas:
Rui Simão – Coordenador Adxtur
Rui Silva – Presidente Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos
Pedro Pedrosa – Consultor Adxtur, Departamento de Turismo
E eu que passei le1 e0 porta e ne3o enetri… De facto este tipo de ofertas e9 uma delicia e uma excelente alternativa aos tradicionais pratos fanicos! Tenho pena de ne3o existirem mais por todo o paeds… Da prf3xima entrarei mesmo! E je1 agora parabe9ns pelo artigo… apesar de ter acabado de almoe7ar, acho que ainda conseguiria ter apetite para umas tapazitas…
o nome do padeiro não é Anácio ,mas sim Horácio,obrigado .
são este tipo de conceito que falta em muitas aldeias deste País.Sou de uma Aldeia da Beira alta,do Concelho de Tondela,mais própriamente S.Gemil onde existem Termas,mas na Aldeia perto que é sangemil existem casas antigas em Pedra de Granito mas que estão muito abandonadas,mas que a Câmara de Tondela não se tem interessado pelas mesmas que é uma pena.