Portugal é um destino que está na moda. Depois de em 2013 se terem batido todos os recordes, os primeiros oito meses de 2014 parecem confirmar que o bom desempenho registado pelo turismo português no ano passado não foi sol de pouca dura. Entre janeiro e agosto as receitas turísticas aumentaram 12,2% e o número de hóspedes cresceu 11,7%. São números que, segundo o Turismo de Portugal, se devem, em grande parte, à estratégia de promoção internacional do país, que cada vez mais passa pela aposta em ferramentas de marketing digital e na aposta em segmentos-chave, como é o caso do surf.
Numa emissão, em que vamos também dar espaço às parcerias entre marcas, começamos precisamente por mergulhar numa indústria que cada vez mais constitui um mar de oportunidades para a economia nacional. Portugal é visto como um dos principais destinos de surf da Europa, e prova disso foi a realização das quatro principais competições do mundo no nosso país. Só em retorno mediático os números ultrapassam os 20 milhões de euros, o número de praticantes também aumenta e este é, por isso, um mercado que convida as marcas a porem os seus pés na areia, para chegar, de forma descontraída e eficaz, ao maior número possível de consumidores.
Consciente das potencialidades do surf, o Turismo de Portugal firmou recentemente uma parceria com Garrett McNamara para a produção de uma série de documentários desenvolvidos para a internet, onde o conhecido surfista norte-americano internacionaliza o que o país tem de melhor. Nós mostramos em exclusivo os bastidores deste projeto.
O Turismo de Portugal é precisamente um dos clientes da Multilem, marca especializada na arte de fazer espaços para feiras, como a World Travel Market, que decorreu esta semana em Londres. Antes de viajarmos até à capital britânica, onde acompanhámos os traços do trabalho que desenvolve no terreno com os parceiros, a empresa nacional abriu-nos as portas da sede nos arredores de Lisboa para nos dar a conhecer a sua história e explicar como desenha a sua estratégia de crescimento.
Das parcerias estabelecidas pela Multilem arrancamos para outra parceria que junta duas marcas com espírito de rebeldia e com vontade de inovar. A Harley Davidson e os Xutos e Pontapés juntaram-se para criar uma mota especial, que celebra os 35 anos de carreira da banda portuguesa. A equipa do Imagens de Marca esteve nos bastidores da produção que pretende celebrar o melhor do rock n’roll e do universo das motos.
Fechamos a emissão com os sorrisos de uma missão que já vai para o seu 12º ano. Numa altura em que caminhamos a passos largos para o Natal, época que apela ao espírito solidário dos portugueses, a Missão Sorriso do Continente lançou o seu produto específico para esta quadra tão especial, com o objetivo de angariar verbas para diversas instituições de solidariedade. Aproveitando este momento, o novo Diretor de Marketing do Continente mostra-nos como esta marca emocional da Sonae MC está a levar sorrisos a quem mais precisa.
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