9 de agosto de 2014

Sinais de mudança

Esta semana o Imagens de Marca olha para os sinais de mudança que se fazem sentir na banca e analisa um mercado que se distingue pela qualidade em 2 setores de relevo para a economia nacional. É com a qualidade que Portugal faz a diferença e os prémios que tem vindo a conquistar no turismo são prova disso.

O nosso destaque vai, no entanto, esta semana para um instrumento de gestão que importa reter em tempos de incerteza, a gestão sem orçamentos. Na rubrica How To, com a ajuda da Católica Business School, vamos ficar a perceber como hoje é possível gerir uma empresa sem orçamentos, através do chamado Beyond Budjeting, um sistema de execução de estratégia vulgar em mercados como os nórdicos, mas que já desperta curiosidade em Portugal no mundo académico e no mundo empresarial.

Os tempos são realmente de mudança e as marcas cada vez mais vêem-se obrigadas a ajustar-se à nova realidade do mercado. É o caso de algumas entidades do setor bancário, como o Millennium, que voltou à comunicação publicitária com nova campanha institucional e um novo posicionamento. Com o mote “Para um novo mundo, um novo Millennium”, a campanha pretende, segunda a marca, reforçar o momento de virar a página que o banco, as famílias e a economia nacional atravessam. Nós fomos espreitar os bastidores das gravações.

Quem também quer agora afastar as nuvens cinzentas, voltando a investir numa campanha institucional, sete anos depois sem comunicar em televisão, é o BPI. Após ter efetuado o programa de capitalização do Estado, o BPI aposta na comunicação para mostrar ao mercado e aos clientes que é um banco de confiança e de futuro, numa altura em que caem por terra outras marcas do setor. Nós fomos descortinar a estratégia deste banco, que, ao que parece, depois da tempestade, parece viver agora tempos de bonança.

Apesar das dificuldades do mercado, uma das marcas portuguesas que tem conseguido crescer ao longo das últimas décadas é a Casal Garcia, que está a celebrar o seu 75º aniversário. Afirmando-se como o vinho verde mais consumido em todo o mundo, a marca diz que parte da sua longevidade se deve ao posicionamento diferenciador que adotou nos últimos anos, assente na jovialidade e na alegria.Nós aproveitámos o momento para recuperar a história desta marca, que atualmente está presente em mais de 70 mercados.

Portugal é hoje famoso pelo seu vinho, mas também pela sua vasta oferta turística de qualidade. A provar isso está a eleição do Martinhal Beach Resort & Hotel como Melhor Villa Resort, nos mais recentes Óscares do Turismo, que decorreram na semana passada na Grécia. No fecho do programa viajamos até Sagres para conhecer este Resort de luxo que tem como missão proporcionar as melhores férias em família.

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Imagens de Marca

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