Em vésperas de se assinalar mais um aniversário da Revolução dos Cravos, que foi também uma conquista do mundo rural, e numa altura em que o trabalho agrícola ganha um novo alento em Portugal, o Imagens de Marca foi à procura dos produtos da terra, que se afirmam como marcas em prol da competitividade da economia regional.
Nesta emissão, ainda com a Tailândia como cenário, mostramos a estratégia seguida pela Gesba, entidade que gere toda a produção da Banana da Madeira, que depois de um ano a perguntar: “O que é que esta Banana tem?” Lançou uma segunda vaga da campanha com a questão: “De onde é que a banana da madeira vem?” Um estudo realizado pela GFK revela agora que a notoriedade da marca “Banana da Madeira” está a crescer assim como o seu consumo. São uma das riquezas da região de Alcobaça e estão sob Indicação Geográfica Protegida que abrange cerca de 14 concelhos.
Falamos das Maçãs de Alcobaça que hoje fazem parte de uma marca coletiva, com um selo que garante a qualidade no mercado. São 13 organizações, que representam 800 produtores, que deixaram de ser concorrentes para se tornarem parceiros e que foram inovando na forma de “oferecer” maçã ao mercado e incentivando novas formas de consumir este produto.
São também as parcerias com produtores locais que estão na raiz da qualidade e sustentabilidade da marca Vida Auchan. Uma aposta do grupo francês da Grande Distribuição para competir dentro de uma oferta de qualidade nos produtos frescos. É o nosso destaque na rubrica Marcas da Distribuição.
Nesta emissão fértil em exemplos da terra, juntamos ainda as famosas laranjas do Algarve. Estão presentes nas principais cadeias de distribuição do país e são vários os produtores que as fazem chegar a outros cantos do mundo por via da exportação. No entanto, e ao contrário das Maçãs de Alcobaça, as laranjas do Algarve ainda não rentabilizam a sua marca. A nossa peça quis perceber como está a ser rentabilizado o capital emocional gerado por este produto e qual a estratégia necessária para dar ainda mais projeção às Laranjas e Citrinos do Algarve.
Angola é um dos destinos de muitos dos produtos agrícolas portugueses. Mas estão também a aumentar os investimentos no país para diminuir esta dependência com o exterior. O Imagens de Marca foi convidado a viajar até à região do kwanza Sul para conhecer a Nuviagro. Uma marca que se quer afirmar na agricultura angolana e que já iniciou o primeiro grande projeto de implementação de áreas de cultivo. A nossa equipa captou imagens das sementeiras e colheitas de batata-doce, visitou as infraestruturas e conversou com a autoridade tradicional, o Soba Grande, que nos explicou: como convenceu a população a aceitar este investimento em território coletivo e quais os frutos que se colhem com esta empresa.
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