Marcas da Terra

20 de Abril de 2013 em Na íntegra

Marcas da Terra

Em vésperas de se assinalar mais um aniversário da Revolução dos Cravos, que foi também uma conquista do mundo rural, e numa altura em que o trabalho agrícola ganha um novo alento em Portugal, o Imagens de Marca foi à procura dos produtos da terra, que se afirmam como marcas em prol da competitividade da economia regional.

Nesta emissão, ainda com a Tailândia como cenário, mostramos a estratégia seguida pela Gesba, entidade que gere toda a produção da Banana da Madeira, que depois de um ano a perguntar: “O que é que esta Banana tem?” Lançou uma segunda vaga da campanha com a questão: “De onde é que a banana da madeira vem?” Um estudo realizado pela GFK revela agora que a notoriedade da marca “Banana da Madeira” está a crescer assim como o seu consumo. São uma das riquezas da região de Alcobaça e estão sob Indicação Geográfica Protegida que abrange cerca de 14 concelhos.

Falamos das Maçãs de Alcobaça que hoje fazem parte de uma marca coletiva, com um selo que garante a qualidade no mercado. São 13 organizações, que representam 800 produtores, que deixaram de ser concorrentes para se tornarem parceiros e que foram inovando na forma de “oferecer” maçã ao mercado e incentivando novas formas de consumir este produto.

São também as parcerias com produtores locais que estão na raiz da qualidade e sustentabilidade da marca Vida Auchan. Uma aposta do grupo francês da Grande Distribuição para competir dentro de uma oferta de qualidade nos produtos frescos. É o nosso destaque na rubrica Marcas da Distribuição.

Nesta emissão fértil em exemplos da terra, juntamos ainda as famosas laranjas do Algarve. Estão presentes nas principais cadeias de distribuição do país e são vários os produtores que as fazem chegar a outros cantos do mundo por via da exportação. No entanto, e ao contrário das Maçãs de Alcobaça, as laranjas do Algarve ainda não rentabilizam a sua marca. A nossa peça quis perceber como está a ser rentabilizado o capital emocional gerado por este produto e qual a estratégia necessária para dar ainda mais projeção às Laranjas e Citrinos do Algarve.

Angola é um dos destinos de muitos dos produtos agrícolas portugueses. Mas estão também a aumentar os investimentos no país para diminuir esta dependência com o exterior. O Imagens de Marca foi convidado a viajar até à região do kwanza Sul para conhecer a Nuviagro. Uma marca que se quer afirmar na agricultura angolana e que já iniciou o primeiro grande projeto de implementação de áreas de cultivo. A nossa equipa captou imagens das sementeiras e colheitas de batata-doce, visitou as infraestruturas e conversou com a autoridade tradicional, o Soba Grande, que nos explicou: como convenceu a população a aceitar este investimento em território coletivo e quais os frutos que se colhem com esta empresa.

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