Emissão: I’M a Travel Brand – Tailândia
27 de Novembro de 2016 em Emissões SIC Notícias,Na íntegra
Regressamos à Tailândia desta vez para conhecer o mercado de luxo que hoje é estratégico para o crescimento e valorização do setor do turismo. Uma viagem que começa num registo Slow Life em Koh Kood, que passa pelas águas quentes que banham a ilha de Koh Samet e que termina na cidade que não dorme, Banguecoque.
Desde que acordámos em Lisboa até chegarmos ao primeiro destino passaram praticamente 24 horas. A viagem exige tempo, talvez o tempo certo para embarcarmos numa jornada de descoberta e de entrega a um novo sentido de turismo. No Cessna privado do Soneva Kiri Resort chegamos a Koh Kood, a quarta maior ilha da Tailândia, uma das menos povoadas e exploradas nos tradicionais guias turísticos. À chegada, rostos simpáticos convidam-nos a seguir a filosofia “no news, no shoes” – ou seja, a viver sem notícias já que a televisão está guardada numa mala de viagem no quarto, e com os pés a sentir o chão, numa experiência de imersão na floresta tropical que nos rodeia.
É verdade que existe wi-fi no resort, mas a ideia é mesmo desligar. O grupo Soneva, detentor de resorts nas Maldivas e este na Tailândia, chama-lhe Slow Life, um acrónimo que traduz uma nova noção de luxo, o luxo de ter tempo, o luxo da simplicidade, o luxo capaz de inspirar e transformar a vida e o próprio ambiente. Como nos explicam, as férias começam no momento em que fazemos a mala já que nem precisamos de sapatos para impressionar. (veja a entrevista com Manjit Ghosh, Diretor de Quartos e Responsável pelo Serviço ao Cliente [1]).
Os dias passam-se de pé descalço, desligados e sem pressa. Não foi bem o nosso caso já que tínhamos apenas um dia e meio para filmar o resort. As eco vilas, projetadas para estarem naturalmente enquadradas na floresta, são-nos apresentadas pela nossa Ms. Friday, a forma como carinhosamente são conhecidas. Como que saídas das aventuras de Robinson Crusoé, o romance escrito por Daniel Defoe, fogem ao tradicional serviço de mordomo, assumem-se como criadoras de experiências memoráveis, um novo amigo na Tailândia, que acompanha o cliente 24h por dia. No nosso caso, acompanham-nos em todos os momentos de filmagens – No Spa Six Senses (do grupo tailandês que em Portugal inaugurou o Six Senses Douro Valley), no Tree Pod, o almoço que decorreu num casulo suspenso na copa das árvores e na visita ao Eco Centre. O holandês Martijn é o biólogo residente, guia-nos pelos investimentos que procuram reduzir a pegada ecológica e que podem inspirar e influenciar mudanças numa indústria com impacto no ambiente. Em 2015, o Grupo Soneva foi distinguido nos Tourism for Tomorrow Awards, que reconhece as melhores práticas na indústria, que reforça a visão de construir um negócio que vai para além dos proveitos dos stakeholders e que está alinhada com a vontade de fixar o benchmark do turismo responsável. (veja a entrevista a Marttijn Van Berlo, Biólogo e Responsável pelo projeto de sustentabilidade do Soneva Kiri [3])
Dizem-nos que este é um lugar de memórias. Nas nossas fica também um check-out feito debaixo de uma chuva miudinha, com o staff do resort em cima do pontão de onde parte o nosso barco, de braços no ar dizem adeus e sorriem até nos afastarmos.
No ano passado o país recebeu cerca de 30 milhões de turistas, um setor que continua a crescer e que é fundamental para a economia da Tailândia. Mas mais do que crescer, a estratégia atual passa por valorizar, afastando-se da ideia de um destino de férias barato e posicionando-se mais como um destino de férias de qualidade. (veja a entrevista a Santi Chudintra – Vice-Governador da Autoridade do Turismo da Tailândia [4])
Nos últimos 10 anos o turismo floresceu em Koh Samed, um turismo precisamente mais exclusivo e que reflete aquela que é hoje a visão estratégica do país para o crescimento e valorização do setor. Paradee significa o sexto céu. É esse o posicionamento do Paradee Resort, que reclama para si um pedaço de paraíso na terra desenhado entre o verde exuberante da selva e o azul do mar, fazendo-nos esquecer que estamos a pouco mais de 200 quilómetros de Banguecoque. Este é o nosso segundo destino nesta viagem de descoberta da oferta turística de luxo da Tailândia e onde marcamos encontro com o Chef McDang. É uma celebridade na Tailândia, apresentador de programas e um verdadeiro embaixador da cozinha tailandesa no mundo, uma cozinha com um passado com sabor português. (veja a entrevista com o Chef MCDang, consultor do Paradee Resort e Embaixador da Cozinha Tailandesa [6])
O país tem procurado debater a forma como a indústria do luxo pode ajudar a criar valor e aumentar a notoriedade da Marca Tailândia, a trigésima mais valiosa do mundo, segundo a Brand Finance. Um mercado com 68 milhões de pessoas, cerca de 12 milhões só em Banguecoque, uma classe média em crescimento e um consumidor com um perfil tendencialmente mais sofisticado, informado e tecnológico. O retalho tem sido um dos setores em desenvolvimento por toda a Ásia, e a Tailândia não é exceção, em parte impulsionado pela ascensão da China, que está entre os principais mercados emissores de turistas. (veja a entrevista com Isareit Chirathivat, Vice-presidente do CentralWorld [8])
Banguecoque, a cidade que não dorme, é por si só uma experiência. E é também a última paragem da nossa viagem. Uma cidade de contrastes, onde a história de hotéis como o Mandarin Oriental se cruzam com as novas histórias de modernas unidades hoteleiras que continuam a desafiar o horizonte. Dos hotéis de luxo às experiências gastronómicas que despertam os nossos sentidos, o discurso das marcas faz-se ouvir no mesmo tom – a cultura deve ser a de um serviço personalizado.
Num mundo em constante mudança, o turismo acompanha o ritmo. A diversificação de mercados é estratégica e é nos valores seguros que o país se inspira para comunicar e construir o futuro da Marca Tailândia. Com a umbrela “discover thainess”, quer comunicar um futuro feito de histórias reais e fantásticas do país dos sorrisos.
Como Ir
Onde Ficar
A proposta de programa era conhecer a oferta de luxo do país, por isso todas as unidades que sugerimos são nesse segmento:
Onde Comer
O que visitar
Neste I’M a Travel Brand – Tailândia não deixe de ver:
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