I’M a Travel Brand. Tailândia inspira nova estreia

24 de novembro de 2016

I’M a Travel Brand. Tailândia inspira nova estreia

Cristina Amaro, diretora editorial e pivot Imagens de Marca

Saí de casa às 3 e pouco da manhã. Mochila às costas, mala de viagem, passaporte e indicação de destino. Entre esfregadelas de olhos, pela hora tardia a que me deitara na véspera a preparar o trabalho que não podia parar na minha ausência e a hora a que me levantara, embarquei ainda a arrumar a cabeça entre o que ficava e o que iria abraçar nos dias seguintes.

A Tailândia ia receber-nos pela segunda vez com o Imagens de Marca. Mas nesta viagem o objetivo era diferente: trazer a primeira emissão de uma nova série que estamos a preparar no âmbito dos 13 anos de emissões, na SIC Notícias, e que se inicia precisamente com o I’M a Travel Brand. Objetivo destas emissões especiais? Analisar as marcas do turismo. Sejam elas um hotel, um grupo turístico, um destino país ou uma região. No caso da Tailândia o desafio era conhecer a estratégia e os exemplos de um posicionamento de luxo que a marca Thailand está a construir.

IMG_7755

A equipa de reportagem levava na bagagem todo o trabalho devidamente planeado. E foi já a bordo que fiquei a saber que o inicio da viagem podia envolver algum alerta da nossa parte: a possibilidade de haver cobras no hotel onde iriamos dormir a primeira noite.

What?! Sim, aquilo é selva…disseram-me, com um sorriso amedrontado, a Vanda Jorge, e um sorriso maroto o Luís Leal e o Patrique Almeida. Homens contra mulheres, a recordar os prazeres e desprazeres de tais bichinhos que, confesso não me encantam, numa animada conversa a caminho de Bangkok. Fiquei em silêncio por uns momentos e conversei comigo mesma: “o que raio estás tu aqui a fazer?!”… Ganhei medo. Perdi entusiasmo. Mas, corajosa que sou por natureza, e consciente que o medo nos bloqueia e nos retira o melhor da vida, dei a mim própria o tempo de viagem para arrumar os medos e me entregar aos encantos da ilha por onde se iniciava a viagem e também se estreia a emissão deste fim de semana.

soneva_kiri_01

Mais de 24 horas depois de sair de casa, aterrei em Koh Kood. O paraíso estava aos meus pés…e o saco de pano que convidava a colocar os ténis, para durante a estadia me esquecer deles, na minha mão. Foi por pouco mais tempo que me lembrei das cobras (apesar de sempre consciente que podiam por lá aparecer, afinal estávamos mesmo no meio da floresta!!) e foi em muito pouco tempo que me integrei, de pés descalços, nos sabores da natureza.

“No News. No shoes”. Foi o início de uma história surpreendente. Uma história que não se explica. Nem se escreve. Sente-se. E há sentimentos que também não se captam numa máquina de fotografar nem de filmar. Registam-se na mente. Guardam-se no coração. E são só nossos!

Assumo que não consigo falar desta viagem à Tailândia sem vos abrir o coração. Sem vos dizer que este lugar foi amor à primeira vista. Literalmente. Houve momentos que disse: eu ficava aqui…

soneva_kiri_02

Floresta profunda. Silêncio absoluto durante a noite. Sons de pássaros, de vento a abraçar as árvores, de água a cair na piscina e de um mar tão sereno e envolvente ao amanhecer. Tons de uma natureza que as cidades nos fazem esquecer que existe. Numa palavra: Paz! A paz sentida e vivida (em pouco mais de 24horas, tempo que durou a nossa estadia) numa das ilhas menos exploradas por turistas naquele país e por isso a permitir experiências únicas. Onde quase tudo é biológico. Onde há hortas e jardins. Pipocas com óleo de coco em sessões de cinema ao ar livre. Onde há tempo e espaço. Gente de cuida de nós e tempo para nos cuidarmos… o tempo e o reencontro com nós próprios é o que mais vale naquele local.  Aliás, o que apenas vale!

Se escrevo (ensino aos meus alunos e digo) que o Branding é o que uma marca diz, faz e faz sentir ao consumidor, o que o Soneva Kiri Resort fez comigo foi uma viagem inesquecível ao mais profundo da minha alma. Algo que ainda hoje sinto, cheiro e vivo como se lá estivesse. Uma ilha mágica. Um lugar profundo. Um hotel inesquecível.

soneva_kiri_03

Para mim, que valorizo o encontro com o meu ser e tão pouco tempo me resta tantas vezes para o fazer, esta é uma marca com uma estratégia de Branding exemplar. Este lugar tão único e especial, que me deixou também ouvir o som do silêncio, entrou direto para a lista das minhas Love Brands e foi, até hoje, dos lugares que mais me marcou em tão pouco tempo… Essencialmente pela magia do lugar e porque cuida de nós, em todos os detalhes.

É isto que procuramos nesta série: o mundo que nos inspira. Porque nós não contamos apenas as histórias, vivemos as experiências, convidamo-lo a ver mais uma emissão imperdível, este fim de semana, na SIC Notícias e no site do imagens de marca a partir das 22H de domingo. Prometo que vai valer a pena! E também garanto que o vai inspirar a si.

É meu convidado para viajar connosco. Seja bem vindo a bordo. É um prazer recebe-lo na Tailândia.

P.S. …e sem cobras;-)

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Por Cristina Amaro

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.