Esta semana o Imagens de Marca reserva uma emissão especial a um universo de consumidores que, apesar de ser ainda pouco conhecido e explorado dentro do mundo do marketing, apresenta-se como uma verdadeira nova oportunidade de negócio para as marcas. Falamos-lhe dos chamados “Novos Novos”, o segmento de população com mais de 45 anos, que representa atualmente mais de metade do consumo em Portugal, e que recentemente foi alvo de um estudo encomendado pela Associação Portuguesa de Anunciantes à GFK e 40+Lab.
Começamos, por isso, por analisar algumas das conclusões deste estudo, que segmentou esta população de acordo com 5 segmentos motivacionais, mostrando como se comportam estes consumidores nada homogéneos, exigentes, produtivos, preocupados com a sua longevidade e tecnologicamente evoluídos. Consumidores que têm levado diversas marcas a reajustar a sua estratégia e produtos.
A nossa equipa de reportagem destaca o caso da marca Nobre, que recentemente lançou um produto direcionado particularmente para este segmento, visitou uma das unidades hoteleiras do Grupo Pestana, que, perante os novos comportamentos destes consumidores, está a adaptar o seu produto, oferecendo agora o desconto “Idade d’Ouro” a quem tem mais de 55 anos, e foi ainda tentar perceber como é que este segmento etário pode também constituir-se uma oportunidade para as empresas que atuam na área da saúde, através do exemplo do Grupo Luz Saúde.
As marcas reconhecem a importância e o valor de consumo representado por esta franja de população, e prova disso é a crescente tendência em se utilizar modelos mais velhas como protagonistas de grandes campanhas publicitárias. “A idade está na moda” e nós mostramos, não só o que está a mudar na comunicação das marcas, mas também o que é que elas precisam de mudar para conquistar este segmento. Nesta reportagem contamos ainda com a experiência da multinacional Estee Lauer, que desde sempre se posicionou junto deste target e comunicou o ageless.
A fechar esta emissão especial vemos ainda como a “A Avó Veio Trabalhar”. Trata-se de um projeto de aprendizagem, partilha e emporwerment, que, através dos valores tradicionais e do design, quer aumentar a poder de intervenção dos seniores da sociedade, estimulando a sua criatividade, promovendo o co-design e co-produção de produtos e serviços.
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