O Governo Francês criou uma comissão que atualmente está a estudar e a refletir sobre a Marca França. O relatório só será conhecido nos próximos meses, mas este mês França é já o destino do Imagens de Marca Travel Brands. O país mais visitado do mundo quer continuar a afirmar-se pelo seu savoir-faire, adotou um pacto para o crescimento e competitividade da sua economia e está focado no valor da sua marca, a 6ª mais valiosa do mundo.
França é um país que quase dispensa apresentações. É o país dos prazeres da mesa, com cidades como Lyon que reclama o título de Capital da Gastronomia. Mas a diversidade e riqueza do território fazem com que cada região tenha os seus segredos. Alguns deles que fomos descobrindo ao longo da semana em que gravámos o Imagens de Marca Travel Brands em França.
O queijo Comté, os vinhos do Beaujolais, o champagne produzido pelos produtores de Aube-en-Champagne e os doces e chocolates artesanais que há mais de um século adoçam a economia de Arbois, no Jura. Mais do que produtos, são um património construído ao longo de séculos e que ajudaram a definir um dos territórios da Marca França. (Veja aqui a galeria de fotos da equipa de reportagem do Imagens de Marca)
Mas há outras imagens que têm ajudado a construir a Marca País França, segundo a Brand Finance a 6ª marca mais valiosa do Mundo. (veja aqui a entrevista na íntegra ao Embaixador de França em Portugal sobre a Marca França)
País de pintores e artistas, de marcas reconhecidas no setor automóvel, mas também nos universos da moda, perfumaria, cosmética e naturalmente do luxo (entre as 500 maiores empresas mundiais, 32 são francesas), o país é uma das mais importantes economias europeias, e ocupou em 2011, a sexta e quinta posição, respetivamente, como exportador e importador a nível mundial.
Uma economia moderna que recebe dentro de portas mais de 22 mil empresas internacionais. (veja aqui a entrevista ao Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada Portugal em França sobre as oportunidades e as relações comerciais entre os dois países). Com consumidores com um elevado rendimento per capita, continua a ser um mercado estratégico nos planos de internacionalização de marcas e empresas, nomeadamente portuguesas. (veja o texto sobre a presença da Renova e da Salsa no mercado Francês).
Entre os desafios futuros desta marca, para o Embaixador de França em Portugal Pascal Teixeira da Silva, está a capacidade de continuar a vender produtos e serviços, investindo em qualidade e inovação. França deverá procurar também manter os níveis de atratividade ao investimento estrangeiro e continuar a seduzir os turistas mundiais, adaptando-se às novas tendências e aos novos mercados emissores de turistas, para permanecer como líder.
Até porque o Turismo mantém-se como um setor estruturante da economia francesa, representa cerca de 7% do PIB e gera 2 milhões empregos, diretos e indiretos. No plano estratégico está a ambição de passar de 3º para 1º destino turístico mundial também em valor. Em 2012 as receitas foram de 77 mil milhões de euros. (veja a entrevista ao Diretor de Estratégia da Atout France sobre a estratégia do Turismo Francês)
O BI do país
O país que ocupa o 6º lugar no Ranking das 100 marcas país, 2012, da Brand Finance, visto à lupa:
- República Francesa
- Área: 543.965 km2
- População: 65 milhões de habitantes
- Crescimento Anual Previsto do PIB: +0,8% em 2013
- Capital: Paris
- Religião: Cerca de 95% da população pertence à Igreja Católica Romana.
- Atividades Económicas Diferenciadoras: Indústria automóvel, aeronaves e aparelhos aéreos espaciais; Indústria farmacêutica; Turismo; Moda.
- Exportações Bens portugueses para França (2012): Cerca de 5,3 mil milhões de euros.
- Importações Bens portugueses de França (2012): Cerca de 3,6 mil milhões de euros
O nosso guia de viagem:
Como ir
- A Air France tem 56 voos semanais que ligam Lisboa a França.
- O TGV é uma forma rápida e confortável de viajar de Paris para outras cidades como Lyon.
Onde ficar
As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:
- Paris – Hotel Napoléon
- Lyon – Grand Hôtel des Terreaux
- Beaujolais – Hotel Ici&Là
- Jura – Relais & Château de Germigney
- Aube en Champagne – L’Ambroise – Troyes
Onde comer
- Paris – Gi’Raf le Resto; Restaurante Angelina -Galerias Lafayette
- Lyon – Restaurante Daniel et Denise, do Chef Joseph Viola; Brasserie Georges
- Beaujolais – Brasserie Belooga, Hotel Ici&Là
- Jura – Experimentar a cozinha do Chef Pierre Basso Moro no Château de Germigney
- Aube en Champagne – Au Coeur du Bouchon
O que visitar
- Em Paris
Dos inúmeros locais interessantes a visitar destacamos alguns: A Catedral de Notre Dame que celebra 850 anos; a Torre Eiffel; o Museu do Louvre, Os Campos Elísios e o bairro de Montmartre.
- Em Lyon
Em Lyon destacamos: Les Halles – um mercado com as iguarias da região; a Place des Terreaux; a Ópera de Jean Nouvel; a Basílica de Fouvière; O Instituto Lumière onde se pode casa museu dos irmãos Lumière; o bairro antigo de Lyon e as novas áreas da Confluence.
- Beaujolais
Oignt – Classificada como uma das mais belas aldeias de França; Castelo de Cercy e Castelo de la Chaize onde se podem visitar as caves e conhecer o vinho da região.
- Jura
Em Arbois a Maison Hirsinger, fundada há mais de um século e onde se pode provar o chocolate artesanal. Existe na cave um pequeno museu com as peças e montras das quatro gerações de chocolateiros da família. Sugerimos também a visita a uma Fruitière, onde se produz o queijo da região – O Comté.
- Aube en Champagne
Em Troyes vale a pena descobrir as ruas medievais, as Igrejas, visitar a Mediateca e o museu de L’outil. Em Essoyes, o atelier e o Centro Auguste Pierre Renoir, onde o pintor passou 30 anos da sua vida. Vale a pena também visitar um dos produtores locais como a Casa Jacques Defrance, para descobrir o Champagne e o Rosé des Riceys.
Mais sugestões em: www.rendezvousenfrance.com
Nesta secção não deixe de ver:
- A galeria de fotos da equipa de reportagem do Imagens de Marca.
- O texto de opinião da pivot do Imagens de Marca.
- As principais entrevistas realizadas pela nossa equipa de reportagem, na íntegra.
Boa tarde, adorei a vossa emissão e penso que sería óptimo voçês por na página web as música e os cantores que dão voz na vossa emissão. Pelo menos, eu gostaria de saber quais são os cantores e títulos das musicas que voçês meteram no vosso programa.
Um abraço e continuam com o bom trabalho.
Jorge Moutinho