23 de fevereiro de 2013

Portugal também dita modas

É uma das principais economias europeias, um mercado com 65 milhões de consumidores com um rendimento per capita elevado e com laços históricos com Portugal. França continua a ser um importante parceiro comercial de Portugal. Segundo dados da AICEP, ocupou nos últimos anos, a 3ª posição tanto no ranking dos principais clientes, como no dos fornecedores e nos últimos dados do INE registaram-se 3.563 empresas exportadoras portuguesas a operar com o mercado francês.

Um país de moda onde há uma marca portuguesa a ditar as cores da estação. A Renova entrou em França em 2002 e hoje este é já o 3º mercado mais importante em termos de volume de faturação. Convidada para estar nas galerias comerciais do Museu do Louvre, tem aproveitado projetos como este para construir marca, depois de em 2012 ter conseguido entrar em todas as grandes insígnias francesas.

IMTB_Franca_SalsaA inovação é fundamental para conquistar uma economia moderna e um mercado competitivo como o francês. E essa tem sido também a estratégia da Salsa. Em 2007 a marca portuguesa entrou nas Galeries Lafayette Haussmann . Em paralelo desenvolveu o mercado multimarca e com contratos de franchising com parceiros locais, tem hoje 5 espaços no mercado francês, dois deles são lojas próprias. Um mercado exigente que se rendeu aos modelos técnicos como o Push-up. Em 2011 o volume de vendas situou-se nos 25 milhões de euros.

França é também um mercado de natural crescimento para a Salsa, já representa 17% do volume de negócios da empresa, e segundo a marca “uma rápida análise ao perfil de cliente Salsa Star – programa de fidelização – permite-nos concluir que mais de 95% dos clientes são franceses, o que reforça a constatação de que a marca foi e está a ser muito bem recebida por este exigente cliente”.

A estratégia da marca portuguesa, à semelhança da de outras empresas, não esquece o facto de a comunidade portuguesa continuar a ser uma das maiores em França. “Tem sido uma constante, desde a nossa entrada no mercado francês, a nossa equipa ser abordada em táxis, em restaurantes, em centros comerciais, etc., assim que é identificada como Salsa, com mensagens de incentivo “venham rapidamente para cá”, “a vossa roupa é fantástica”, e “sempre que vou a Portugal vou às vossas lojas…”. Motivos de estímulo a que procuramos corresponder, nomeadamente com a expansão no mercado” acrescenta a marca.

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Jornalista: Cristina Amaro com Vanda Jorge; Imagem: Carlos Melim; Edição: Arnaldo Guedes / Rui Rodrigues / Maria Gonzalez

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