Estamos já em 2016, mas o ano que passou marcou a criatividade a nível mundial. Em 2015, o mercado publicitário global cresceu cerca de 3,2%, atingindo os 503 mil milhões de dólares, número impulsionado pelo crescimento dos meios digitais, que são ferramentas cada vez mais importantes para comunicar, mas no total, continua a ser a televisão o meio que mais capta investimento.
Este crescimento do investimento publicitário é uma das razões que nos leva a olhar para o ano que passou e para as campanhas que marcaram 2015.
Cinco criativos nacionais, que se distinguiram nos festivais de criatividade internacional, conquistando prémios ou fazendo parte do restrito lote de jurados, dão a conhecer as campanhas, que aos seus olhos foram as mais relevantes do ano, quer pelo conceito criativo, conteúdo da mensagem ou a forma de abordar e resolver um problema.
E porque as boas ideias nascem em todos os lados, num mundo cada vez mais global, vamos espreitar também as campanhas vencedoras nos maiores festivais de criatividade do planeta. Dos Spikes, na Ásia, passando pelos Clio Awards, da América do Norte, até ao Eurobest, que distingue a criatividade europeia, mostramos os anúncios que venceram nas categorias, consideradas por muitos, como as mais relevantes dos festivais: Film e Film Craft.
Mto Bom… 5 estrelas!…