Há que ser Bright para conquistar clientes no concorrido mercado internacional, apostar na motivação de equipas, cortar custos através da eficiência energética, saber gerir projetos e aprender a reconhecer o valor da marca. São estas as grandes áreas de negócio que ganham destaque ao longo desta emissão.
Esta semana seguimos na nossa cidade os caminhos e as estratégias das empresas que querem conquistar outras empresas. O Imagens de Marca viajou até Londres para conhecer na BETT, um dos eventos de referência na área das tecnologias educativas as soluções desenvolvidas por empresa portuguesa Bi-silque, que em 2013, para conquistar novos clientes, prevê estar presente em quase 30 feiras internacionais.
Com a marca Bi-Bright, a empresa esteve com os seus quadros interativos entre gigantes, como a Microsoft, a Google ou a Samsung, a disputar a atenção de cerca de 30 mil profissionais do setor da educação oriundos dos quatro cantos do mundo. Uma viagem em que mostramos também quais as oportunidades que se encontram na BETT, o British Educational Training and Technology Show, que já vai na 29ª edição.
A necessidade de reduzir custos aliada às políticas de responsabilidade ambiental, está a ser uma importante oportunidade de negócio para a Siemens. A marca argumenta que a indústria é responsável por cerca 30% do consumo mundial de energia e prevê-se que para este setor os custos de energia aumentem em 30% até 2030. Mas há vários estudos que indicam também um potencial de poupança de pelo menos 20%. Para promover as suas soluções junto das empresas, a Siemens investiu num Roadshow da Eficiência Energética, que percorreu várias cidades europeias. Na nossa reportagem fomos perceber de que forma este tipo de soluções energeticamente eficientes estão a aumentar a competitividade das empresas, recorrendo a casos práticos (como a Vodafone Portugal e a Auto-Europa) e a contribuir para o crescimento da marca alemã.
Gerir uma empresa com equipas motivadas é hoje um desafio para as empresas e uma oportunidade de negócios para a Ritmundo e para a Neves de Almeida, especialistas em desenvolver ações e programas que têm como objetivo transmitir, através de várias dinâmicas, a motivação e encorajamento de equipas. Com a nossa reportagem fomos compreender como funcionam estes negócios, acompanhando estas duas empresas em ações com clientes, de forma a perceber a importância destes programas para que as equipas tenham um maior contributo para o sucesso das organizações, de maneira a que possam crescer numa situação económica difícil.
É também a pensar numa melhor preparação dos gestores de projetos que surge o Bright Challenge. Um desafio com uma forte veia competitiva e realista, que durante um dia, juntou cerca de duas dezenas de equipas de quatro elementos que tiveram de enfrentar os simuladores para concretizar a melhor execução e melhor planeamento de um projeto empresarial. A iniciativa chegou a Portugal, pelas mãos da Bright Partners, especialista em consultoria de gestão de projetos, e foi seguida de perto pelo Imagens de Marca.
Nesta emissão totalmente dedicada ao segmento empresarial contamos também com o Know How de uma das mais conceituadas universidades na formação de gestores, através da rubrica How To em associação com a Católica Porto Business School, vamos perceber como se avalia uma marca e quais as dificuldades que este processo acarreta.
Acho que a Imagem de Marca é uma iniciativa louvável e pedagógica, que dá a conhecer não só aos Portugueses , como ao resto do mundo, o que de bom se faz é Portugal e como Portugal está na linha da frente, comparativamente aos outros mercados. Parabéns . Iniciativas destas são sempre bem recebidas.