São elas que dão sentido à nossa vida e constroem a nossa identidade social e cultural. A capacidade de contar histórias diferencia o ser humano das restantes espécies, e, mais do que nunca, numa altura em que vivemos rodeados por um excesso de informação, são as narrativas que estão a conseguir captar a atenção das pessoas. Hoje já não basta comunicar, é preciso envolver os consumidores. As marcas já se aperceberam disso e por isso apostam em ferramentas de marketing que permitem a construção de uma ligação mais emocional e duradoura com os clientes. É com a arte de contar histórias que se escrevem as linhas desta emissão.
O chamado “Storytelling” tem estado a ganhar adeptos entre os profissionais ligados ao mundo do marketing. Por essa razão, começamos por ir ao encontro de três agências que têm um papel decisivo na forma como as marcas contam as suas histórias. Fuel, Lift e Arena Media ajudam-nos a perceber quais são as oportunidades e os desafios proporcionados por esta ferramenta cada vez mais em voga.
Quem demonstrou inequivocamente a sua capacidade de contar histórias, com muito humor, ao longo da sua carreira foi Edson Athayde. Depois de 6 anos afastado do mundo da publicidade, o criativo do conhecido “Tou Xim”, da Telecel, regressa agora ao ativo na FCB Lisboa. Nós aproveitamos o momento para recordar algumas das suas campanhas mais marcantes e também mostrar a visão de futuro deste homem que marcou a história da publicidade em Portugal.
Foi precisamente no mercado português que há 5 anos a BAR abriu as suas portas. Numa altura em que comemoram o aniversário da agência, os três fundadores revelam à nossa equipa de reportagem qual o segredo do sucesso e qual a estratégia de crescimento.
Porque não há novas histórias sem a renovação do tecido da criatividade, damos nesta emissão também destaque ao “BehanceReviews”, uma iniciativa promovida pela JWT, que deu oportunidade a 80 jovens de apresentarem o seu portefólio a conceituados criativos nacionais. A terminar a emissão tempo ainda para conhecermos uma história real.
Para assinalar os 25 anos da queda do Muro de Berlim, a marca de serviços online Airbnb baseou-se num caso verídico para a sua mais recente campanha, que revela, de forma emocional, como as marcas podem ter um papel importante na vida de todos nós.
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