Foi em 1967 que um grupo de empreendedores decide criar a Sociedade Portuguesa de Comercialização, na altura o pedido junto das entidades competentes, foi para que a sociedade se chamasse: “Sociedade Portuguesa de Marketing”, mas o pedido foi indeferido uma vez que a palavra “Marketing” não fazia parte do dicionário de língua portuguesa nem no léxico societário da época.
Este foi também o ano em que que Philip Kotler lança a 1ª edição do seu livro “Administração de Marketing”. Esta foi a génese da APPM, a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Uma organização criada para desenvolver o Marketing enquanto ciência, enquanto prática empresarial e para criar o perfil dos profissionais que há 50 anos começavam a trabalhar nesta área.
Hoje, 50 anos depois, afirma que continua com a mesma vontade, a mesma missão e o mesmo espírito que os fundadores da APPM tiveram em 1967. E para celebrar o Congresso deste ano, é no pai do Marketing, que a campanha de comunicação se apoia.
Ao som de uma versão da música ‘Changes’ de David Bowie, para o seu 50º aniversario a APPM decidiu convidar algumas das principais personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do marketing e das marcas em Portugal.
A Semana Nacional do Marketing irá realizar-se de 26 a 30 de junho. O Congresso Nacional de Marketing, realiza-se no próximo dia 28 de Junho no novo auditório da sede da EDP em Lisboa e irá contar com um programa em torno do tema a “O que aprendemos com o passado para construir o futuro”.
Comentários (0)