Não é por acaso que acaba de ser eleita novamente melhor destino insular nos World Travel Awards. Cada caminho e queda de água da ilha da Madeira transporta-nos para outra realidade, um ecossistema único que transforma o arquipélago num destino de sonho para os amantes de natureza.
Esta semana na rubrica Portugal Genial, em associação com o Licor Beirão, viajámos até à Pérola do Atlântico para viver uma das experiências mais populares da região: percorrer as chamadas “levadas”, canais criados a partir do século XV para transportar a água do norte até ao sul da ilha.
Com cerca de 1400 quilómetros de extensão, a rede de levadas continua a ser fundamental para as explorações agrícolas, mas hoje assume-se também como uma das principais atrações turísticas deste território, ao proporcionar caminhos com vistas de cortar a respiração e um contacto direto com a natureza.
Quem está a aproveitar este património único são os jovens madeirenses, que utilizam as novas tecnologias para projetar no mundo esta Madeira Genial. É o caso dos responsáveis da WalkMe, uma aplicação criada precisamente para ajudar os turistas a percorrer as levadas. Um caso que mostra como hoje é possível rentabilizar os recursos endógenos do país, tornando-os em verdadeiros fatores de diferenciação para o futuro.
Comentários (0)