Paisagens de cortar a respiração. Pequenos tesouros que se escondem em cada vale. Ir à Serra da Estrela é subir ao ponto mais alto de Portugal Continental. Um local único pela sua beleza natural mas também pelas experiências que proporciona.
Nesta nossa viagem pelo centro do país, o mês de janeiro é dedicado à serra, à neve e à natureza. Começamos por visitar o Museu do Pão, sediado em Seia na Quinta Fonte do Marrão, um local que conta a história do país em diversas vertentes. Um museu onde é também possível almoçar com vista para a beleza da paisagem serrana.
De Seia até à Torre, há muito por conhecer. A montanha obriga a ter tempo para ser admirada e é por isso também que as empresas locais procuram apostar em novas experiências como é o caso da Patorra. A empresa procura dar uma nova visão da serra através da construção de uma rede túneis que liga todos os edifícios.
Mas a viagem à serra não se faz apenas do encontro com a neve. É preciso saborear as iguarias do destino e foi precisamente a pensar nisso que o Madre de Água, em Gouveia, lançou a própria marca de queijos, vinhos e compotas. Uma quinta com 60 hectares onde pode aprender a arte de fazer o queijo, entrar em contacto com os animais ou até vindimar.
Conceitos originais que nascem um pouco por toda a região. O Vale do Rossim Eco Resort, nas Penhas Douradas, combina conforto, conveniência e a já conhecida hospitalidade serrana. Um momento em comunhão com a natureza onde é possível pernoitar em Yurt.
E antes de partir nada como experimentar as iguarias típicas da região, como é o caso dos enchidos. O Fumeiro Artesanal de Seia é um negócio local nascido em 1978 através do seu fundador José Mendes. Até hoje a marca tem mantido o processo de produção artesanal e a qualidade dos produtos tem vindo a ser reconhecida além fronteiras.
Uma Serra de experiências que vale a pena descobrir na próxima emissão do Imagens de Marca, este domingo, às 10h30, na SIC Notícias. Estreia online domingo, às 22h00.
Comentários (0)