14 de junho de 2017

Os vinhos de uma “Encosta” que projeta as Terras de Sicó

Na nossa viagem pela região Centro esta semana visitámos as Terras de Sicó, uma associação de seis municípios – Condeixa-a-Nova, Penela, Soure, Ansião, Pombal e Alvaiázere -  que ao longo dos últimos anos tem vindo a unir esforços para levar mais longe esta marca territorial. Além das vertentes paisagística e patrimonial, a aposta nos chamados produtos endógenos tem sido determinante para o desenvolvimento económico e para a diferenciação desta sub-região.

A Encosta da Criveira é uma das marcas que tem contribuído para isso. Nas vinhas com vista para o Castelo de Penela surgem vinhos tintos, brancos e rosés, com uma entidade bem definida e que refletem as condições climáticas únicas e de cultivo onde são desenvolvidos.

Um trabalho, que alia a vertente tradicional e as novas técnicas enológicas, e que tem vindo a conquistar os consumidores e os especialistas da área. A marca ganhou recentemente uma medalha de ouro no “Portugal Wine Trophy 2017”, mais uma distinção para estes vinhos que nascem fruto do engenho e da arte das gentes das Terras de Sicó.

O proprietário da Encosta da Criveira, Luís Reis, explica-nos em entrevista o que distingue esta marca que tem ajudado também a projetar o que de melhor se produz na região.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Francisco Branco; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues;

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.