Próxima Paragem

12 de junho de 2017

Próxima Paragem

Pedro Manuel Monteiro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

Comumente apontado como um dos mais poderosos canais de comunicação de uma marca, no que concerne à velocidade da dispersão de uma mensagem, alcance e abrangência, o Digital é, atualmente, uma aposta vencedora para qualquer empresa, serviço ou produto.

Facilmente se encontram dados interessantes sobre o tema, através de uma pesquisa rápida no Google. Senão, vejamos: se o Facebook fosse um país, seria o mais populoso do mundo; em agosto de 2015, mais de 1 bilhão de pessoas usaram o Facebook num único dia; existem mais de 200 milhões de blogs; 34% dos blogs postam opiniões sobre produtos e marcas; aproximadamente 78% dos consumidores confiam nas recomendações de amigos nas redes sociais; cerca de 80% das empresas usam redes socias para contratar e 95% delas o LinkedIn; o segundo maior motor de busca do mundo é o YouTube, onde mais de 300 horas de vídeo são enviadas por minuto; até 2018 2/3 do consumo móvel será de vídeos; o volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade; só no Google são feitas 3,5 bilhões de buscas por dia; só o perfil do jogador Neymar Jr tem mais seguidores do que a população do Uruguai e Argentina juntos.

Acresce que, qualquer empresa que faça uma análise rápida à forma como as pessoas acedem, diariamente, aos seus sites e redes sociais, verificam uma tendência clara do uso de smartphones, preterindo os computadores, numa urgência frenética em aceder a informação, a qualquer hora e em qualquer lugar.

É impossível ficar-se indiferente ao poder da imagem que que esta realidade nos sugere. A aposta deve ser, claramente, em mensagens fortes, claras, sedutoras e diferenciadoras, em particular, quando o nosso core business é a promoção turística de um território. Há que saber posicioná-lo e vendê-lo de forma competitiva e, sobretudo, genuína e autêntica, acautelando possíveis diferenciais negativos entre a expetativa criada e a realidade da visita. O objetivo será sempre superar as expetativas, gerar emoções positivas e experiências memoráveis.

É neste contexto que a estratégica comunicacional da Turismo Centro Portugal tem vindo a evoluir nos últimos anos: um novo site, que induz e convida a uma visita inspiracional pelo Centro de Portugal; aposta na dinamização das redes sociais, em particular, o facebook e o instagram; aposta na publicação de publireportagens emocionais, num registo storytelling, sobre alguns dos seus produtos e serviços diferenciadores; e, na produção de vídeos e spots, que colocam em evidência tudo o que, por vezes, as palavras ou as fotografias não conseguem traduzir. No fundo, em toda esta estratégia, é evidente a complementaridade dos meios e das formas, que procura traduzir o Centro de Portugal, este que pretende ser a marca do turismo da diversidade.

Em 2016, com o objetivo de se apresentar o Turismo Centro Portugal à ECTAA – Confederação Europeia de Agentes de Viagem e Operadores Turísticos, criou-se o spot de vídeo “Turismo Centro de Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017”, tendo já vencido o “Grand Prix – Nacional” e “Destinos Turísticos”, duas das principais categoria do “ART & TUR”, em 2016, e posicionando-se para receber, muito em breve, mais um prémio, num festival internacional. É incontornável tratar-se de uma forma de promoção poderosa, em particular, no mercado internacional, pela projeção e o alcance destes circuitos.

Também, recentemente, foi apresentado no “Vê Portugal” – 4.º Fórum Turismo Interno, em Leiria, o novo filme promocional da Turismo Centro Portugal. “Próxima Paragem” é o seu nome. Repleto de paisagens de tirar a respiração, de sensações e experiências únicas. Onde em cerca de seis minutos se explora, num ritmo emocional, a diversidade e riqueza da Região Centro de Portugal. Onde os sons, sabores e cores, se somam a cada segundo, formando um mosaico de contemporaneidade e modernidade, harmonizado de forma única, com a história e o património. Uma ode ao amor. E, no final, uma surpresa e uma mensagem forte de inclusão.

Também a aposta na rubrica “Da Serra ao Mar”, do programa “Imagens de Marca”, assume um papel crucial nesta estratégia. Aqui, são apresentados, regularmente, num registo de elevada autenticidade e sensibilidade, paisagens, histórias, produtos, pessoas, que se têm revelado autênticos “tesouros” desta região.

Imagens fortes, marcantes e de elevada qualidade. Mensagens claras, simples e emotivas. Acreditamos que será desta forma que contribuiremos, de forma significativa, para partilhar com Portugal e com o Mundo, o “Nosso Centro de Portugal”, deixando-lhes o convite para que o tornem também “Seu”.

Pedro Manuel Monteiro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
8 votos
Loading ... Loading ...
Por Pedro Machado

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.