As marcas de cerveja em Portugal, gastam muitos milhões de euros a fazer coisas ‘by the book’ que, como tal, dificilmente contribuem para a marca. Por exemplo, embora a Super Bock invista tremendamente mais na sua ligação à música, um estudo aponta a Sagres como a cerveja mais ligada a este tema. Não estranho, porque as marcas são tão parecidas e fazem comunicação tão parecida que facilmente se confundem. Quem acabaria por lucrar com isto seria a categoria, se estas marcas não tivessem o mercado ‘açambarcado’ e pudessem aparecer outras marcas, claro. Assim sendo, e tendo as vendas mais ou menos garantidas e distribuídas entre as duas, os esforços destes dois pequenos gigantes são mais uma competição de egos entre as duas equipas de marketing, para ver quem consegue vender um pouco mais nos meses que se seguem.
No resto do mundo, a comunicação das cervejas é das coisas mais inovadoras, inspiradas e divertidas que existe. Exemplo disso são as fantásticas campanhas da Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi para a cerveja argentina Andes que nos trouxe pérolas como o genial Teletransporter, o Great Escape ou o caso que vos mostro hoje, o Beer Camouflage.
Um insight brilhante, uma ideia fantástica e uma execução de primeira, que não só põe a Andes no topo de vendas na Argentina, como a está a transformar numa marca que, cada vez mais, recolhe a simpatia dos líderes de opinião em todo o mundo.
“The best excuse ever”, também da Saatchi & Saatchi, acho que ainda é o melhor exemplo. Até porque em Portugal daria muito jeito.