24 de abril de 2013

wÖw: conheça a nova marca da Optimus

Em Portugal há cerca de 1,6 milhões de lares sem televisão paga ou com televisão desagregada dos serviços de internet e voz. Foi esta a razão que motivou a Optimus a lançar uma nova marca: a wÖw.

Esta oferta de telecomunicações fixas, que, segundo a Optimus, representa uma nova categoria no mercado nacional, dirige-se a quem privilegia uma experiência de banda larga de alto desempenho, valorizando simultaneamente os serviços de voz.

“Com esta oferta rompemos com dois paradigmas muito fortes e muito vincados no mercado português, que é o paradigma de que instalar a internet de alto débito é uma coisa complexa, e também o paradigma da internet fixa. A internet fixa não fica lá em casa, pode ir até dois locais adicionais. Passa-se a poder usufruir de uma internet com características de internet, mas mais em dois locais adicionais, além daquele que é o mais óbvio, em casa”, explica Renato Ribeiro, Diretor da Unidade Residencial da Optimus.

Questionado sobre o lançamento do wÖw acontecer durante o processo de fusão entre a Optimus e a Zon, o responsável afirma que a oferta já estava nos planos da marca, acreditando que este é um produto que tem condições sobreviver num mercado que nos últimos meses tem assistido a fortes apostas por parte da concorrência na convergência de serviços.

“O que nós entendemos é que há um segmento de mercado muito relevante, cerca de 40% do mercado de telecomunicações português, que não tem, de facto, televisão paga, e portanto esse é um mercado onde este tipo de oferta faz todo o sentido. Foi para esse segmento específico que nós desenhamos e concebemos esta oferta”, concretiza Renato Ribeiro.

Para comunicar mais eficazmente os benefícios desta oferta e tornar clara a proposta de valor desta nova categoria, a Optimus entendeu que o ideal seria criar uma marca de raíz. Para isso, e apesar de trabalhar com a sua agência criativa habitual, a Havas, a Optimus teve a necessidade de recorrer a uma equipa autónoma, que não trabalhasse o universo da “marca-mãe”.

“A imagem gráfica da marca wÖw tem uma lógica humanizadora. A marca com o trema acaba por ser no fundo a boca de espanto com os olhos da pessoa, e isso é uma forma de tornarmos a marca mais próxima, uma vez que acreditamos que esta marca é muito virada para os interesses dos consumidores, e eles são, de facto, o centro desta nova marca”, acrescenta Hugo Figueiredo, Diretor de Marketing Central da Optimus.

Para comunicar a wÖw, a Optimus acaba de lançar uma campanha publicitária multimeios, assente essencialmente em televisão e outdoor, e com um investimento superior a um milhão de euros. Bruno Nogueira foi o escolhido para protagonizar a campanha, por ter, segundo Hugo Figueiredo, a mesma “irreverência, alegria e emoção” transmitidas pela wÖw.

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Jornalista: Francisco Branco; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Luís Lopes

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