wÖw: conheça a nova marca da Optimus
24 de Abril de 2013 em Atualidade
Em Portugal há cerca de 1,6 milhões de lares sem televisão paga ou com televisão desagregada dos serviços de internet e voz. Foi esta a razão que motivou a Optimus a lançar uma nova marca: a wÖw [1].
Esta oferta de telecomunicações fixas, que, segundo a Optimus, representa uma nova categoria no mercado nacional, dirige-se a quem privilegia uma experiência de banda larga de alto desempenho, valorizando simultaneamente os serviços de voz.
“Com esta oferta rompemos com dois paradigmas muito fortes e muito vincados no mercado português, que é o paradigma de que instalar a internet de alto débito é uma coisa complexa, e também o paradigma da internet fixa. A internet fixa não fica lá em casa, pode ir até dois locais adicionais. Passa-se a poder usufruir de uma internet com características de internet, mas mais em dois locais adicionais, além daquele que é o mais óbvio, em casa”, explica Renato Ribeiro, Diretor da Unidade Residencial da Optimus.
Questionado sobre o lançamento do wÖw acontecer durante o processo de fusão entre a Optimus e a Zon, o responsável afirma que a oferta já estava nos planos da marca, acreditando que este é um produto que tem condições sobreviver num mercado que nos últimos meses tem assistido a fortes apostas por parte da concorrência na convergência de serviços.
“O que nós entendemos é que há um segmento de mercado muito relevante, cerca de 40% do mercado de telecomunicações português, que não tem, de facto, televisão paga, e portanto esse é um mercado onde este tipo de oferta faz todo o sentido. Foi para esse segmento específico que nós desenhamos e concebemos esta oferta”, concretiza Renato Ribeiro.
Para comunicar mais eficazmente os benefícios desta oferta e tornar clara a proposta de valor desta nova categoria, a Optimus entendeu que o ideal seria criar uma marca de raíz. Para isso, e apesar de trabalhar com a sua agência criativa habitual, a Havas, a Optimus teve a necessidade de recorrer a uma equipa autónoma, que não trabalhasse o universo da “marca-mãe”.
“A imagem gráfica da marca wÖw tem uma lógica humanizadora. A marca com o trema acaba por ser no fundo a boca de espanto com os olhos da pessoa, e isso é uma forma de tornarmos a marca mais próxima, uma vez que acreditamos que esta marca é muito virada para os interesses dos consumidores, e eles são, de facto, o centro desta nova marca”, acrescenta Hugo Figueiredo, Diretor de Marketing Central da Optimus.
Para comunicar a wÖw, a Optimus acaba de lançar uma campanha publicitária [2] multimeios, assente essencialmente em televisão e outdoor, e com um investimento superior a um milhão de euros. Bruno Nogueira foi o escolhido para protagonizar a campanha, por ter, segundo Hugo Figueiredo, a mesma “irreverência, alegria e emoção” transmitidas pela wÖw.
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