Não é novidade que a indústria da moda tem influência na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, o assunto já foi abordado de diversas formas pelas suas qualidades e contrapartidas. Algumas pessoas sentem-se representadas outras sentem-se pressionadas a cumprir com certos padrões de beleza e chegam a desenvolver distúrbios, baixa autoestima e muitas vezes até depressão.
Apesar destes assuntos serem, na sua maioria, abordados na imprensa é também neste meio que os padrões de moda são proliferados através de ensaios fotográficos que recorrem ao Photoshop.
Entre os vários casos de marcas alvo de críticas por incentivarem a cultura do Photoshop esteve recentemente a Victoria’s Secret. Na sua página de Instagram a marca publicou uma foto de duas modelos em que o braço de uma desafia a realidade. Foi apenas uma questão de tempo até esta marca ser acusada de “photoshopar” as suas modelos.
Como as redes sociais também têm este poder, as críticas tecidas à publicação surtiram efeito e a marca resolveu reavaliar a sua importância na construção de identidades. Para provar que não é apenas de Photoshop que se faz a beleza, a marca divulgou um ensaio fotográfico com a modelo Jasmine Tooks em que a modelo não foi retocada pelo famoso software de edição de fotos da Adobe, em algumas das fotos são visíveis as estrias da modelo norte-americana.
Comentários (0)