16 de fevereiro de 2016

Uma “Maratona” pelas tendências

“Storytelling”, “empowerment” ou “sharing economy”. Foram alguns dos conceitos partilhados na Marketing Marathon, conferência realizada pela APPM, que se pretende uma verdadeira “Maratona” pelas tendências do Marketing.

Ao que parece, contar histórias continua a ser uma das grandes tendências para os marketers. Edson Athayde, diretor criativo e presidente executivo da FCB Lisboa, juntou-se ao painel de oradores para reforçar a ideia mas com uma nova denominação: o Storydoing.

E se o poder das palavras parece continuar a cativar os consumidores, a verdade é que são precisas novas ferramentas para “educar” uma nova geração de marketers, nascidos nesta era do digital. Conquistar a atenção destes jovens é um desafio para Rui Cruz, professor da Universidade Europeia, que confessa que é “preciso encontrar novos caminhos, mais atrativos e digitais, para formar os criadores de marcas do futuro”.

O empowerment é um dos possíveis “atalhos” já que aliado à personalização, empreendedorismo, controle tecnológico e ligações emocionais ajudam a construir relações mais próximas e autênticas com uma nova geração de consumidores. Esta é a principal conclusão da PHD Media que, segundo Sandra Alvarez, presidente executiva da PHD Media Portugal, aliada aos conteúdos e dados podem fazer a diferença numa comunicação mais eficaz.

Cada vez mais conectadas, tanto a geração Y como a geração Z são também mais autênticas, participativas e com interesse pela “partilha”, não só de experiências nem de conteúdos, como também de bens. A “sharing economy” (economia partilhada) tem inspirado novos modelos de negócio, como é o caso da Airbnb ou da Uber. Marcas que nesta era do marketing digital têm de se adaptar a novos consumidores e a novas tendências em constante movimento.

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Jornalista: Ana Gaboleiro; Imagem: Bruno Tibério; Edição: Rui Rodrigues

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