“Storytelling”, “empowerment” ou “sharing economy”. Foram alguns dos conceitos partilhados na Marketing Marathon, conferência realizada pela APPM, que se pretende uma verdadeira “Maratona” pelas tendências do Marketing.
Ao que parece, contar histórias continua a ser uma das grandes tendências para os marketers. Edson Athayde, diretor criativo e presidente executivo da FCB Lisboa, juntou-se ao painel de oradores para reforçar a ideia mas com uma nova denominação: o Storydoing.
E se o poder das palavras parece continuar a cativar os consumidores, a verdade é que são precisas novas ferramentas para “educar” uma nova geração de marketers, nascidos nesta era do digital. Conquistar a atenção destes jovens é um desafio para Rui Cruz, professor da Universidade Europeia, que confessa que é “preciso encontrar novos caminhos, mais atrativos e digitais, para formar os criadores de marcas do futuro”.
O empowerment é um dos possíveis “atalhos” já que aliado à personalização, empreendedorismo, controle tecnológico e ligações emocionais ajudam a construir relações mais próximas e autênticas com uma nova geração de consumidores. Esta é a principal conclusão da PHD Media que, segundo Sandra Alvarez, presidente executiva da PHD Media Portugal, aliada aos conteúdos e dados podem fazer a diferença numa comunicação mais eficaz.
Cada vez mais conectadas, tanto a geração Y como a geração Z são também mais autênticas, participativas e com interesse pela “partilha”, não só de experiências nem de conteúdos, como também de bens. A “sharing economy” (economia partilhada) tem inspirado novos modelos de negócio, como é o caso da Airbnb ou da Uber. Marcas que nesta era do marketing digital têm de se adaptar a novos consumidores e a novas tendências em constante movimento.
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