22 de maio de 2013

Promo: Um olhar sobre a Olhares

Em 2003 começou como um pequeno negócio no meio digital, mas 10 anos depois afirma-se como a maior comunidade de fotografia em língua portuguesa do mundo. Hoje conta com cerca de 286 mil utilizadores e mais de 3 milhões de fotos carregadas. Números que estão constantemente a crescer, ao mesmo tempo que cresce o próprio negócio.

Para os utilizadores, o Olhares é uma espécie de montra onde encontram um espaço onde podem partilhar a arte das suas fotografias, ganhar visibilidade e trocar opiniões com outros utilizadores. Daniel Camacho entrou na comunidade em 2003 e foi ali que decidiu profissionalizar-se nesta área. Para Ângelo Valente, Gestor de Marketing da Olhares. fazer parte desta comunidade traz muitas vantagens para os utilizadores, sejam eles fotógrafos amadores ou semi profissionais.

Mas afinal qual é o modelo de negócio que sustenta o site? Para além da publicidade, que representa 20% das receitas, a Olhares assenta no conceito Freemium (Free + Premium), que engloba dois modelos diferentes, ou seja, junta subscrições gratuitas com subscrições pagas, consoante o plano que se escolhe. Esta é uma forma de comércio eletrónico associado a bens virtuais, neste caso, as fotografias, que retrata 30% da faturação anual.

Ao longo do tempo a empresa foi desenvolvendo novas áreas de negócio, como a Academia Olhares, que nasceu em 2010 e promove formação na área da fotografia, em vários pontos do país, representando já 50% da faturação da marca. Um projeto que levaram para o Brasil, o segundo mercado mais importante para a Olhares. “Nós lançámos, o ano passado, no Brasil os cursos online. Em termos de cursos presenciais já começamos a ter alguma expressão, mas neste momento só temos cursos presenciais em São Paulo e se começarem a crescer e a ganhar algum relevo, vamos pensar em partir para outras cidades do Brasil”, conta Ângelo Valente. Mas o desejo é levar a Academia até outros países, como por exemplo, Angola, mercado onde pretendem entrar ainda este ano. Já em Portugal, os objetivos para a Academia são alargar o leque de cursos e cidades que os recebem, assim como desenvolver oferta para novos públicos, nomeadamente para empresas.

Para o futuro, a Olhares quer crescer e continuar a afirmar o seu lugar no mundo da fotografia online e nos cursos que promove. Para isso tem trabalhado a inovação e internacionalização da marca, como garante o Gestor de Marketing da empresa.

Veja a reportagem completa já no próximo sábado, às 14h30 e domingo, às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
12 votos
Loading ... Loading ...
Sandra Barata

Comentários (2)

  1. Acho muito interessante a gente poder aprender uma atividade profissional ou amadora via Internet. Sou um “apertador de ‘shutter’ (obturador) desde criança, no tempo das Kodak Box e nunca, até hoje, meti-me a aprender a arte (estou com 89) e recentemente comprei uma Sansumg WB150F, semi-profissional, com a qual estou aprendendo a aprimorar-me na arte. Gostei de ideia e possivelmente vou participar.

    por: Fernando M. Pereira,
  2. MUITO BOM. É SEMPRE INTERESSANTE TROCARMOS IDEIAS.

    por: MAGNO BARRETO,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.