Faz hoje, dia 9 de março, um ano que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República. Desde essa data, não passou um único dia sem que o Chefe de Estado tenha estado presente nos órgãos de comunicação social portugueses. De acordo com um estudo da Cision, ao longo deste período foram editadas 118 mil e 247 notícias com referências a Marcelo.
Foi na televisão que o 20º presidente da república teve mais espaço mediático. No primeiro ano de mandato gerou um total de cerca de mil e 60 horas de emissão nas estações televisivas, o equivalente a mais de 44 dias. Na rádio, os números revelam que as emissoras dedicaram mais de 208 horas de programação ao sucessor de Cavaco Silva na Presidência da República.
Foi, contudo, na imprensa que Marcelo Rebelo de Sousa dominou: o Chefe de Estado foi mencionado num total de 18 mil e 342 artigos e não houve um só dia ao longo deste ano em que não tenho estado presente nas páginas dos jornais e revistas portuguesas.
Também na Internet a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma constante. Só em Portugal, foram publicadas 52 mil 280 peças informativas em que o seu nome foi mencionado.
A Cision decidiu comparar os dados do atual Presidente com os de Cavaco Silva no primeiro ano do seu segundo mandato. Segundo a consultora, os números são esclarecedores: Cavaco teve direito a pouco mais de 580 horas de emissão na televisão, cerca de metade de Marcelo, e 138 horas na rádio. Na imprensa e nos meios online, a margem que separa os dois é menor, já que o nome do anterior Chefe de Estado foi citado em 14 mil 499 notícias publicadas em jornais e revistas e 47 mil 655 artigos na Internet.
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