“É preciso trazer de volta o tema da Beleza à arquitetura e ao design gráfico”. Foi este o apelo que o conhecido designer gráfico Stefan Sagmeister fez na tarde de conferências da última edição do Experimentadesign, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O conceituado criativo austríaco – vencedor de vários prémios a nível internacional –, e atualmente à frente da sua agência Sagmeister & Walsh, fez precisamente questão de trazer para discussão o tema da Beleza. “Penso que nenhum arquiteto ou designer gráfico no mundo fala abertamente sobre Beleza. Acho que isso é um erro. A Beleza desempenha um papel enorme em toda a história da humanidade. Por alguma razão saiu da discussão durante o século XX e é hora de trazê-la de volta”, referiu em entrevista à equipa do Imagens de Marca.
Mas porque é tão importante abordar esta questão? “Se estamos rodeados de alguma coisa bonita, isso não só muda aquilo que nós sentimos, como muda também a forma como nos comportamos”, explicou.
Além da discussão em torno da funcionalidade e da beleza, Sagmeister abordou outros temas na entrevista ao Imagens de Marca, nomeadamente o processo de realização do seu conhecido documentário “The Happy Film”, onde passa por uma série de experiências para descobrir o que causa felicidade – colocando a questão se seria possível ter como projeto de Design a sua própria felicidade. Não perca a entrevista.
Comentários (0)