Sonae lidera na confiança dos consumidores

4 de março de 2016

Sonae lidera na confiança dos consumidores

A 16º edição das Seleções do Reader’s Digest revelou as ‘Marcas de Confiança’ dos portugueses, agora em 65 diferentes categorias de produtos ou serviços. As marcas foram indicadas de através de um questionário com perguntas abertas, sem qualquer sugestão, dirigido a 13.200 assinantes da revista.

Nas habituais categorias, as marcas nacionais continuam a merecer a confiança dos portugueses. Fula (85%), Well’s (74%), Molaflex (64%), Luso (64%), Sagres (63%), Delta (62%), Sport Zone (57%), Zippy (57%), Médis (53%) são algumas das insígnias. Novidades: NOS (58%) destrona a MEO, EDP (46%) conquista lugar dos CTT e RFM (26%) recupera o primeiro lugar ocupado em 2015 pela Rádio Comercial.

Segundo o estudo, 29 insígnias portuguesas destacaram-se pelos elevados níveis de confiança junto dos consumidores: Fula (85% em Óleos Alimentares), Well’s (74% em Cadeias e Lojas de Parafarmácia), Molaflex (64% em Colchões), Luso (64% em Águas de Mesa), Sagres (63% em Cervejas), Continente (63% em Hiper / Supermercados), Delta (62% em Cafés), NOS (58% em Operadores Telecomunicações e Multimédia), Abreu (57% em Agências de Viagens), Galp (57% em Gasolineiras), Sport Zone (57% em Lojas de Desporto e Moda Desportiva), Zippy (57% em Lojas de Roupa Infantil e Puericultura), Médis (53% em Seguros de Saúde), Cigala (53% em Arroz – nova categoria), Nobre (51% em Produtos de Charcutaria – nova categoria), Branca de Neve (50% em Farinhas – nova categoria), MultiOpticas (47% em Óticas), BPI (46% em Bancos), Bom Petisco (44% em Conservas de Peixe – nova categoria), Worten (40% em Cadeias e Lojas de Distribuição não Alimentar), Riberalves (31% em Bacalhau – nova categoria), CUF (30% em Hospitais Privados – nova categoria), Expresso (26% em Jornais – nova categoria), SIC (26% em Canais de Televisão), RFM (26% em Estação de Rádio), Algarve (23% em Regiões de Turismo – nova categoria), Pestana (21% em Cadeias de Hotéis – nova categoria), Fidelidade (20% em Seguradoras) e Adega de Borba (6% em Vinhos).

Das novas categorias pela primeira vez abrangidas no estudo há insígnias que registaram maior votação dos inquiridos. Entre estas estão: Corega (76% em Fixadores de Próteses Dentárias), Chicco (66% em Cadeiras Auto para Crianças), Carglass (58% em Reparação de Vidro Automóvel), Essilor (57% em Lentes Oftálmicas Corretivas), Robbialac (47% em Tintas), ERA (45% em Empresas de Imobiliário) e Aki (36% em Lojas de Bricolage / Decoração).

Há marcas que já fizeram história. A Abreu (57% em Agências de Viagem), Centrum (61% em Vitaminas) e Nivea (40% em Produtos de Cuidado para o Corpo) são Marcas de Confiança há 16 anos consecutivos. Delta (62% em Cafés) e Continente (63% em Hiper / Supermercados) são líderes, respetivamente, há 15 e 14 anos, desde a introdução das respetivas categorias no estudo da Selecções do Reader’s Digest.

Veja aqui a lista completa:

ALIMENTAÇÃO E BEBIBAS

  • Água de mesa: Luso (64%)
  • Alimentação para animais: Friskies (42%)
  • Arroz: Cigala (53%)
  • Bacalhau: Riberalves (31%)
  • Cafés: Delta (62%)
  • Cereais de pequeno-almoço: Nestlé (53%)
  • Cervejas: Sagres (63%)
  • Chás e infusões: Lipton (42%)
  • Conservas de peixe: Bom Petisco (44%)
  • Cremes para barrar: Becel (39%)
  • Farinhas: Branca de Neve (50%)
  • Massas alimentares: Milaneza (39%)
  • Óleos alimentares: Fula (85%)
  • Produtos de charcutaria: Nobre (51%)
  • Vinhos: Adega de Borba (6%)

DISTRIBUIÇÃO E RETALHO

  • Cadeias e lojas de distribuição não alimentar: Worten (40%)
  • Cadeias e lojas de parafarmácia: Well’s (74%)
  • Hiper / Supermercados: Continente (63%)
  • Lojas de bricolage / Decoração: Aki (36%)
  • Lojas de desporto e moda desportiva: Sport Zone (57%)
  • Lojas de roupa infantil e puericultura: Zippy (57%)

HIGIENE PESSOAL

  • Anti-rugas de farmácia: Vichy (31%)
  • Anticelulíticos: Nivea (22%)
  • Creme / Pomadas para cuidados do bebé: Halibut (36%)
  • Fixadores de próteses dentárias: Corega (76%)
  • Produtos de cuidados com o cabelo: Elvive (49%)
  • Produtos de cuidado com o corpo: Nivea (40%)
  • Produtos de cuidados com o rosto / Cosmética: L’Oréal (51%)
  • Produtos de cuidados com os pés: Dr. Scholl (20%)
  • Produtos para coloração do cabelo: L’Oréal (57%)
  • Produtos para incontinência: Tena (61%)
  • Protetores solares: Ambre Solaire (52%)

CUIDADOS DE SAÚDE

  • Centros auditivos: Minisom (71%)
  • Hospitais privados: CUF (30%)
  • Lentes oftálmicas corretivas: Essilor (57%)
  • Óticas: MultiOpticas (47%)
  • Seguros de saúde: Médis (53%)
  • Vitaminas: Centrum (61%)

TURISMO E LAZER

  • Agências de viagens: Abreu (57%)
  • Cadeias de hotéis: Pestana (21%)
  • Canais de televisão: SIC (26%)
  • Estações de rádio: RFM (26%)
  • Jornais (diários / semanários): Expresso (26%)
  • Regiões de Turismo: Algarve (23%)

BANCA E SERVIÇOS

  • Bancos: BPI (46%)
  • Cartões de crédito: Visa (55%)
  • Empresas de crédito ao consumo: Cofidis (34%)
  • Empresas de imobiliário: ERA (45%)
  • Empresas de serviço público: EDP (46%)
  • Operadores Telecomunicações e Multimédia: NOS (58%)
  • Seguradoras: Fidelidade (20%)

AUTOMÓVEL

  • Automóveis: Toyota (47%)
  • Cadeiras auto para crianças: Chicco (66%)
  • Gasolineiras: Galp (57%)
  • Reparação de vidro automóvel: Carglass (58%)

LAR E TECNOLOGIA

  • Ambientadores: Brise (32%)
  • Aspiradores: Hoover (25%)
  • Colchões: Molaflex (64%)
  • Computadores pessoais / Tablets: Toshiba (47%)
  • Detergentes para a loiça: Fairy (36%)
  • Detergentes para a roupa: Skip (59%)
  • Detergentes para limpeza do lar: Sonasol (53%)
  • Grandes eletrodomésticos: Míele (49%)
  • Telemóveis / Smartphones: Samsung (44%)
  • Tintas de interior: Robbialac (47%)
Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.