A campanha da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) “Saúde mais Próxima” dedica-se este Verão ao combate à obesidade. A iniciativa, que tem o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), arrancou ontem e tem como objetivo fazer uma avaliação nutricional à população mais carenciada da capital, informar a população, detetar casos de risco e ajudar a tratar quem precisa.
Uma vasta equipa de profissionais de saúde da área da nutrição, constituída por enfermeiros e nutricionistas, vai estar em 30 bairros municipais e históricos de Lisboa até final de Agosto.
Davide Carvalho, presidente da SPEO, afirma que «este tipo de iniciativas é crucial para que possamos reverter a tendência galopante da obesidade. Só informando a população e controlando, desde já, novos casos e casos de risco poderemos ter sucesso neste combate».
O programa “Saúde mais Próxima” arrancou em Maio com rastreios às doenças respiratórias e vai estar junto dos cidadãos de Lisboa durante um ano.
«Acredito, com base no sucesso dos primeiros dois meses do projeto, em que mais de 3 mil pessoas foram rastreadas às doenças respiratórias, das quais mais de 600 foram reencaminhadas para unidades de saúde e que estamos a acompanhar, que com esta campanha sobre a obesidade, é possível continuar a fazer a diferença e ajudar quem não tem outros meios para cuidar da sua saúde», diz Helena Lopes da Costa, administradora com o pelouro da Saúde da SCML.
Pode acompanhar o programa «Saúde mais Próxima», através da página de Facebook.
Comentários (0)