O Rock in Rio realizou o lançamento do Amazonia Live – Projeto Social do Rock in Rio para todas as edições do festival até 2019. Foi apresentada uma campanha de mobilização que incentiva a população a abraçar a causa, sob o mote “Mais do que Árvores, Vamos Plantar Esperança”. O encontro contou com artistas, formadores de opinião e parceiros. Em Portugal, o Amazonia Live conta com o apoio técnico e mobilizador da Quercus.
Segundo a Rede Amazónica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), de 1500 a 1977, cerca de 4,7% da Amazónia foi desflorestada. Só nos últimos 36 anos esse número subiu para 18%. Até 2013, o Brasil perdeu, segundo a Raisg, 632 mil km2 de florestas. A desflorestação afeta o clima e o equilíbrio das chuvas, afeta diretamente quem está perto, mas também quem vive longe da floresta.
Em comunicado, a organização do festival refere que para o Rock in Rio, a música é uma linguagem universal que une pessoas em todo o mundo através da emoção e é uma importante plataforma para as causas socio ambientais. O pilar de sustentabilidade do festival — Por Um Mundo Melhor — foi criado em 2001 e já beneficiou milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, Espanha, nos Estados Unidos e em diversos outros países.
Os investimentos resultam da venda de bilhetes e de ações promovidas juntamente com os parceiros. Agora, a organização do festival inicia um movimento global que ajudará a restauração florestal da Amazónia e que tem como principal objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta, convidando-as a serem agentes ativos no combate às alterações climáticas através da sua própria mudança de comportamento.
Roberto Medina, Presidente do Rock in Rio, explica que “pela primeira vez, estamos a adoptar globalmente uma causa comum que será promovida em todos os países onde o Rock in Rio está, e não só, estendendo-se pelas várias edições do evento. Estamos a garantir a plantação de um milhão de árvores e, com a ajuda dos parceiros e fãs do festival, queremos chegar a cerca de 3 milhões de novas árvores na região.”
A 27 de agosto, o dia em que o Rock in Rio vai apresentar um espetáculo inovador que tem como foco principal a causa que defende. A organização vai montar um palco flutuante no Rio Negro, em Manaus (AM), e o espetáculo poderá ser visto em todo o mundo, através da transmissão de live streaming na internet, e também no Brasil, com a transmissão do canal de televisão Multishow. Apenas 200 pessoas, entre formadores de opinião e jornalistas, vão ter a oportunidade de assistir ao espetáculo no local, numa plataforma flutuante montada para o efeito.
Comentários (0)