Depois de ter estado em digressão por outros países europeus, o Centro Móvel da Eficiência Energética da Siemens já chegou a Portugal.
A exposição, que se encontra até esta sexta-feira na Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Costa da Caparica, pretende ajudar os visitantes a tornar os seus negócios mais eficientes, produtivos e competitivos, através da integração de soluções de gestão e poupança energética.
De acordo com a própria Siemens, a indústria é responsável por cerca de 30% do consumo mundial de energia e prevê-se que para este setor os custos de energia aumentem em 30% até 2030. Mas segundo vários estudos independentes existe um potencial de poupança de pelo menos 20%.
Com esta iniciativa, a Siemens destaca, assim, a eficiência energética como uma medida sustentável para dar início à transição energética global. “A nossa estimativa do potencial de poupança global por meio de automação industrial e tecnologias de acionamento vai para 300 terawatts-hora por ano. Isto corresponde à produção anual de 50 centrais alimentadas a carvão (700 MW) ou à emissão de cerca de 90 milhões de toneladas de CO2. Promover a eficiência energética não significa apenas fazer parte da transição energética global, mas significa também ter ganhos de eficiência, cujos resultados se farão sentir dia a dia”, explica António Mira, diretor da Siemens Automation & Drives Portugal.
Este “roadshow” terminará nas instalações da Siemens Portugal no Porto, entre 21 a 25 de janeiro.
Comentários (0)