A edição 2016 do Mobile Edge juntou alguns dos principais decisores de mercado e developers do país para debaterem estratégias de negócio para a transformação digital com foco no mobile.
Organizada pela Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) e pela Carbon, centro de competências da BOLD International, o arranque da 3ª edição do Mobile Edge foi dado por Kevin Benedict, analista sénior para a Transformação Digital e Mobilidade Empresarial da Cognizant, com uma visão micro da transformação digital em que vivemos atualmente, desde a adoção do computador e da internet, passando pelas aplicações móveis e os wearables, até à Internet das Coisas (IoT), à robótica ou à inteligência artificial.
Segundo o especialista norte-americano, o ‘Code Halo’ ou a ‘pegada digital’ que cada utilizador deixa nos seus dispositivos é o negócio do futuro para as marcas que através do qual podem elevar o valor dos seus produtos e serviços de forma a ir ao encontro das espectativas do consumidor final. O mesmo responsável explicou ao Imagens de Marca que as tecnologias que irão ter mais impacto na economia digital nos próximos 40 meses serão as redes sociais, indissociavelmente os dispositivos móveis, a Big Data, a análise de dados e por último a cibersegurança.
Já Carlos Oliveira, gestor de produto da Skyscanner, explicou que atualmente os consumidores passam duas vezes mais tempo no telemóvel que nos computadores e que cabe às marcas aproveitar os micro-momentos que os consumidores têm com os seus smartphones que são mais de 500 mil milhões em todo o mundo, por dia, para criar boas experiências ao utilizador com o seu serviço através de aplicações bem construídas.
Tony Markovski, Responsável Global pela Transformação Digital e Mobile da Mirum Agency, falou da necessidade das marcas irem ao encontro destes “micro-momentos” e criarem aplicações móveis que sejam intuitivas, simples e funcionais, isto é, que não tenham demasiados interfaces e que satisfaçam a necessidade do utilizador em apenas 1 minuto.
Apontado por Kevin Benedict como um dos negócios do futuro, os dispositivos móveis vieram mudar o consumo de conteúdo no mundo inteiro. Pedro Bandeira, diretor de desenvolvimento de produto da NOS, subiu ao palco para falar acerca do novo consumidor que quer o seu conteúdo em todas as plataformas e de que forma está a operadora a responder a essa procura.
O segundo dia foi dedicado aos developers apesar de muitas das conclusões do dia poderem ser aproveitadas pelas marcas. Ross Sheil, é diretor de Mobile, EMEA, do Twitter e explicou como está a tecnologia a moldar o mundo, os consumidores e as marcas. Ao Imagens de Marca o responsável da rede social dos 140 caracteres revela que Portugal é um importante mercado estratégico para a marca Twitter e que os developers portugueses estão a aderir a muitas das ferramentas das quais falou durante a sua apresentação.
E sem a Internet toda esta economia digital seria impossível, a chegada do 5G está prevista para 2020 com essa chegada muitas outras novidades prometem abalar o mundo digital. Joaquim Santos diretor de tecnologias da Ericsson Portugal explicou que a evolução da rede móvel vai permitir às marcas tirar mais partido da ativação, por exemplo, em eventos desportivos ou de entretenimento. Graças a esta rede um vídeo consegue ser mostrado em vários smartphones concentrados no mesmo sítio sem que haja travagens na reprodução do mesmo. A rapidez, baixa latência e baixo consumo são características que definem esta nova rede, que irá trazer novos desafios aos anunciantes, mas certamente novos tipos de conteúdos.
Para a Carbon, o Mobile Edge marca sempre um momento decisivo, e Hugo Fonseca, partner da BOLD explica que “este ano o evento contou com o apoio da Fundação Portuguesa da Comunicações para alcançar uma nova dimensão a nível nacional, chegando a grandes decisores de negócio. A qualidade dos oradores e o interesse do público neste evento mostra que o mercado está cada vez mais atento aos temas da transformação digital”. Hugo Fonseca revelou ao Imagens de Marca que esta edição do Mobile Edge foi a que recebeu mais participantes até à data, que o evento irá continuar a crescer e que a parceria estratégica com a fundação é fundamental para esse ganho de notoriedade.
Entre os vários oradores do Mobile Edge, estiveram presentes nomes como Antonio Cantalapiedra, Co-fundador e CEO da Mytaxi em Espanha e Portugal, Daniel Eiba, Chief Product Officer da Uniplaces, Ross Sheil, Head of Mobile do Twitter na EMEA, entre outros. O Imagens de Marca foi Media Partner deste evento que procura antecipar as tendências do mundo digital.
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