Numa altura em que o digital é apontado como o futuro para o investimento publicitário a Nielsen acaba de divulgar um estudo que refere que a publicidade em televisão ainda é bastante eficaz. O mesmo estudo, citado pelo Marketing Directo, refere alguns dos anúncios que foram mais eficazes em passar a sua mensagem em 2016.
1 – Os consumidores preferem estórias simples e otimistas – numa altura em que 64% dos consumidores estão dispersos pelas plataformas digitais enquanto vêm TV, segundo dados da eMarketer, capturar a sua atenção é cada vez uma tarefa mais difícil. Em 2016 essa atenção foi conseguida através de anúncios simples e com narrativas pouco elaboradas.
2 – Ícones das marcas são um ponto forte – o mesmo estudo refere que os consumidores conseguem-se ligar com uma maior facilidade a uma marca quando existem ícones ou personagens que a representem. Para a Nielsen as marcas que apostam num ‘legado’ de anúncios que giram em torno dos seus ícones têm uma maior probabilidade de criar “engagement” com o público.
3 – A marca tem que aparecer nos primeiros 10 segundos do anúncio – a neurociência afirma que a atenção do consumidor é maior nos primeiros 10 segundos de um anúncio. Se uma marca quiser ser recordada pelo espetador deverá estar presente nos momentos iniciais do vídeo.
4 – A campanha tem que construir uma ligação emocional – empatia e emoção são dois elementos que quando combinados têm um efeito poderoso sobre o espetador. Uma receita que marcas como a John Lewis continuam a apostar ano após ano.
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