Hoje em dia as marcas deparam-se com um novo tipo de consumidor: o consumidor conectado. Segundo António Salvador, diretor geral da GfK, este novo tipo de consumidor é aquele que quer que a tecnologia seja uma ferramenta útil no seu quotidiano ao invés de apenas ter o prazer de utilizar determinado dispositivo, por exemplo através dos dispositivos Smart (smartphones, smart homes ou a Internet das Coisas). Na 20ª conferência da GfK foi abordada a “Influência da Tecnologia nos Novos Hábitos de Consumo” e foi traçado o perfil deste novo consumidor.
Para as marcas este novo consumidor representa uma nova oportunidade de negócio mas para conseguirem captar a sua atenção há várias coisas que as empresas têm que ter em conta: Já são muitos os consumidores que ao entrarem numa loja comparam preços através do smartphone e se encontrarem o item que desejam a um preço mais barato noutro retalhista são capazes de sair da loja sem efetuar nenhuma compra.
Segundo a GfK, para irem ao encontro dos interesses do ‘Consumidor Conectado’, as marcas têm acompanhar constantemente os preços dos artigos na Internet. Só assim conseguem competir com os preços de muitos retalhistas online.
Em Portugal, o ‘Consumidor Conectado’ ainda não está muito presente mas a sua ‘chegada’ estará para breve, afirma António Salvador. Apenas 11% dos portugueses considera que as interações virtuais são tão importantes como as interações pessoais, um número que ainda está afastado da média europeia de 23%.
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