16 de novembro de 2012

Que marcas foram mais eficazes na comunicação?

Decorreu, esta 5ª feira, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a entrega dos Prémios Eficácia da Comunicação 2012. É a 8ª edição de uma iniciativa que nasceu em 2005 com o objetivo de promover e reconhecer a excelência na comunicação e a sua capacidade de ajudar a atingir os objetivos das empresas.

Esta edição que fica marcada pelo aumento de 40% de casos a concurso. Ao todo foram 74 campanhas, depois reduzidas a 50 finalistas. “É sinal de que anunciantes e agências valorizam este prémio”, afirma Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes, e conclui “Ser eficaz é um fator distintivo”.

Mas como se torna a comunicação das marcas mais eficaz?

O Imagens de Marca questionou a FUEL, que recebeu a distinção de Agência Criativa do Ano e a Arena Media, galardoada como Agência de Meios do Ano, pela segunda vez consecutiva, sobre esta questão. Veja as respostas aqui.

As marcas vencedoras como as mais eficazes em comunicação foram eleitas em 11 categorias, distribuindo prémios de ouro, prata e bronze. Revelamos-lhe os dez vencedores que levaram o prémio de ouro para casa:

 

Alimentação e Bebidas

Anunciante: Bel Portugal

Campanha: Lançamento Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha

Agência: Young&Rubicam

Cuidado do Lar

Anunciante: Unilever Jerónimo Martins

Campanha: Faça as contas e escolha Skip

Agência: Initiative

Produtos de Consumo Duradouro

Anunciante: RedCats

Campanha: Black Friday (La Redoute)

Agência: MPG Media Contacts

Telecomunicações e Media

Anunciante: ZON Multimédia

Campanha: ZON Iris

Agência: Initiative + BBDO Portugal

Serviços Financeiros e Seguros

Anunciante: Banco Espirito Santo

Campanha: Soluções de Poupança, Soluções de Mudança

Agência: BBDO Portugal + MEC

Distribuição e Restauração

Anunciante: Sonae MC

Campanha: Rock in Rio 2012 (Continente)

Agência: Fuel + Arena Media

Restantes Serviços e Administração Pública

Anunciante: EDP + Sonae MC

Campanha: Plano EDP Continente

Agência: Fuel + Arena Media + MEC

Ativação e Patrocínios

Anunciante: SIVA

Campanha: Pop up! Store (Volkswagen)

Agência: DDB

Comunicação Corporativa e B2B

Anunciante: BAR

Campanha: Lançamento da BAR

Agência: BAR

Responsabilidade Social

Anunciante: Associação Salvador

Campanha: Preencha esta vida

Agência: MSTF Partners

Há ainda a categoria Saúde, Higiene e Beleza, em que só foram entregues prémios de prata e bronze.

Dentro dos vencedores dos prémios de ouro foi escolhido, pelo júri, o Grande Prémio Eficácia deste ano. A Bel Portugal foi a vencedora nesta categoria com a campanha de lançamento do Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha, que contou com a criatividade da agência Young&Rubicam. A marca recebeu um estudo IPSOS- APEME no valor de 20.000 euros, que será realizado em 2013 de acordo com as necessidades e objetivos do anunciante. O Imagens de Marca falou com Miguel Osório, Administrador de Marketing da SONAE MC e Presidente do Júri desta edição dos Prémios Eficácia, sobre as razões que levaram este caso a vencer.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Barata; Imagem: João Ricardo Pinto

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.