Que marcas foram mais eficazes na comunicação?
16 de Novembro de 2012 em Atualidade
Decorreu, esta 5ª feira, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a entrega dos Prémios Eficácia da Comunicação 2012. É a 8ª edição de uma iniciativa que nasceu em 2005 com o objetivo de promover e reconhecer a excelência na comunicação e a sua capacidade de ajudar a atingir os objetivos das empresas.
Esta edição que fica marcada pelo aumento de 40% de casos a concurso. Ao todo foram 74 campanhas, depois reduzidas a 50 finalistas. “É sinal de que anunciantes e agências valorizam este prémio”, afirma Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes, e conclui “Ser eficaz é um fator distintivo”.
Mas como se torna a comunicação das marcas mais eficaz?
O Imagens de Marca questionou a FUEL [1], que recebeu a distinção de Agência Criativa do Ano e a Arena Media [2], galardoada como Agência de Meios do Ano, pela segunda vez consecutiva, sobre esta questão. Veja as respostas aqui [3].
As marcas vencedoras como as mais eficazes em comunicação foram eleitas em 11 categorias, distribuindo prémios de ouro, prata e bronze. Revelamos-lhe os dez vencedores que levaram o prémio de ouro para casa:
Alimentação e Bebidas
Anunciante: Bel Portugal
Campanha: Lançamento Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha
Agência: Young&Rubicam
Cuidado do Lar
Anunciante: Unilever Jerónimo Martins
Campanha: Faça as contas e escolha Skip
Agência: Initiative
Produtos de Consumo Duradouro
Anunciante: RedCats
Campanha: Black Friday (La Redoute)
Agência: MPG Media Contacts
Telecomunicações e Media
Anunciante: ZON Multimédia
Campanha: ZON Iris
Agência: Initiative + BBDO Portugal
Serviços Financeiros e Seguros
Anunciante: Banco Espirito Santo
Campanha: Soluções de Poupança, Soluções de Mudança
Agência: BBDO Portugal + MEC
Distribuição e Restauração
Anunciante: Sonae MC
Campanha: Rock in Rio 2012 (Continente)
Agência: Fuel + Arena Media
Restantes Serviços e Administração Pública
Anunciante: EDP + Sonae MC
Campanha: Plano EDP Continente
Agência: Fuel + Arena Media + MEC
Ativação e Patrocínios
Anunciante: SIVA
Campanha: Pop up! Store (Volkswagen)
Agência: DDB
Comunicação Corporativa e B2B
Anunciante: BAR
Campanha: Lançamento da BAR
Agência: BAR
Responsabilidade Social
Anunciante: Associação Salvador
Campanha: Preencha esta vida
Agência: MSTF Partners
Há ainda a categoria Saúde, Higiene e Beleza, em que só foram entregues prémios de prata e bronze.
Dentro dos vencedores dos prémios de ouro foi escolhido, pelo júri, o Grande Prémio Eficácia deste ano. A Bel Portugal [4] foi a vencedora nesta categoria com a campanha de lançamento do Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha, que contou com a criatividade da agência Young&Rubicam. A marca recebeu um estudo IPSOS- APEME no valor de 20.000 euros, que será realizado em 2013 de acordo com as necessidades e objetivos do anunciante. O Imagens de Marca falou com Miguel Osório [5], Administrador de Marketing da SONAE MC e Presidente do Júri desta edição dos Prémios Eficácia, sobre as razões que levaram este caso a vencer.
URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/que-marcas-foram-mais-eficazes-na-comunicacao/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.