Decorreu, esta 5ª feira, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a entrega dos Prémios Eficácia da Comunicação 2012. É a 8ª edição de uma iniciativa que nasceu em 2005 com o objetivo de promover e reconhecer a excelência na comunicação e a sua capacidade de ajudar a atingir os objetivos das empresas.
Esta edição que fica marcada pelo aumento de 40% de casos a concurso. Ao todo foram 74 campanhas, depois reduzidas a 50 finalistas. “É sinal de que anunciantes e agências valorizam este prémio”, afirma Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes, e conclui “Ser eficaz é um fator distintivo”.
Mas como se torna a comunicação das marcas mais eficaz?
O Imagens de Marca questionou a FUEL, que recebeu a distinção de Agência Criativa do Ano e a Arena Media, galardoada como Agência de Meios do Ano, pela segunda vez consecutiva, sobre esta questão. Veja as respostas aqui.
As marcas vencedoras como as mais eficazes em comunicação foram eleitas em 11 categorias, distribuindo prémios de ouro, prata e bronze. Revelamos-lhe os dez vencedores que levaram o prémio de ouro para casa:
Alimentação e Bebidas
Anunciante: Bel Portugal
Campanha: Lançamento Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha
Agência: Young&Rubicam
Cuidado do Lar
Anunciante: Unilever Jerónimo Martins
Campanha: Faça as contas e escolha Skip
Agência: Initiative
Produtos de Consumo Duradouro
Anunciante: RedCats
Campanha: Black Friday (La Redoute)
Agência: MPG Media Contacts
Telecomunicações e Media
Anunciante: ZON Multimédia
Campanha: ZON Iris
Agência: Initiative + BBDO Portugal
Serviços Financeiros e Seguros
Anunciante: Banco Espirito Santo
Campanha: Soluções de Poupança, Soluções de Mudança
Agência: BBDO Portugal + MEC
Distribuição e Restauração
Anunciante: Sonae MC
Campanha: Rock in Rio 2012 (Continente)
Agência: Fuel + Arena Media
Restantes Serviços e Administração Pública
Anunciante: EDP + Sonae MC
Campanha: Plano EDP Continente
Agência: Fuel + Arena Media + MEC
Ativação e Patrocínios
Anunciante: SIVA
Campanha: Pop up! Store (Volkswagen)
Agência: DDB
Comunicação Corporativa e B2B
Anunciante: BAR
Campanha: Lançamento da BAR
Agência: BAR
Responsabilidade Social
Anunciante: Associação Salvador
Campanha: Preencha esta vida
Agência: MSTF Partners
Há ainda a categoria Saúde, Higiene e Beleza, em que só foram entregues prémios de prata e bronze.
Dentro dos vencedores dos prémios de ouro foi escolhido, pelo júri, o Grande Prémio Eficácia deste ano. A Bel Portugal foi a vencedora nesta categoria com a campanha de lançamento do Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha, que contou com a criatividade da agência Young&Rubicam. A marca recebeu um estudo IPSOS- APEME no valor de 20.000 euros, que será realizado em 2013 de acordo com as necessidades e objetivos do anunciante. O Imagens de Marca falou com Miguel Osório, Administrador de Marketing da SONAE MC e Presidente do Júri desta edição dos Prémios Eficácia, sobre as razões que levaram este caso a vencer.
Comentários (0)