As referências a Cristiano Ronaldo na internet registaram ontem valores similares aos máximos alcançados pelo craque anualmente. A conclusão do Social Media Explorer da Marktest acaba por não ser surpreendente, ou não tivesse sido CR7 o protagonista do jogo que carimbou o passaporte de Portugal até ao Mundial do Brasil.
Os 4 golos do capitão nacional contra a Suécia no play-off de acesso à maior competição futebolística do mundo – um no Estádio da Luz e os restantes em território sueco – colocaram o jogador português no topo da lista dos melhores marcadores da seleção, com 47 golos, levando a sua imagem aos quatro cantos do globo.
Uma imagem, que a poucas horas da partida decisiva na Suécia, já tinha sido analisada pelo IPAM – The Marketing School.
Baseando-se em seis dimensões (receitas, media, web, palmarés, social e impacto), a instituição estimava, momentos antes do jogo, em 43 milhões de euros o valor mediático de CR7. Para este resultado contribuem decisivamente as receitas obtidas pelo craque anualmente: mais de 32 milhões de euros (17 milhões em salários e 15 milhões em direitos de imagem).
O sucesso do jogador foi igualmente medido através do meio digital, onde registava 137 milhões de entradas no Google, 4 milhões de vídeos no Youtube e 64 milhões de seguidores no Facebook. Números que fazem de Ronaldo um fenómeno dentro e fora das quatro linhas.
Segundo o IPAM, que no estudo aproveitava para comparar a força de CR7 com o valor do capitão da seleção sueca, Zlatan Ibrahimovic, o atleta português aparecia à frente do sueco no indicador que avalia a visibilidade nos media (imprensa, televisão e rádio) numa escala global, ao atingir um índice de 76, revelando uma forte exposição mediática. Um mediatismo que leva Ronaldo a também figurar no top5 do ranking de celebridades mundiais.
Os golos apontados ontem pelo português garantiram a quarta presença consecutiva da equipa das quinas na fase final de um Mundial, podendo valer à nação cerca de 438 milhões de euros, segundo um estudo levado a cabo também pelo IPAM. Mas o feito também proporciona novas oportunidades às marcas que têm vindo a apoiar a seleção nos últimos anos.
O Continente, por exemplo, que desde 2004 aposta na ligação à equipa nacional para reforçar os laços de proximidade com os portugueses, esteve novamente ao lado dos jogadores na caminhada até ao Mundial com a campanha “Cada jogo uma final”, e agora, já com o apuramento garantido, afirma que o apoio vai ser intensificado.
“Vamos trabalhar no sentido de reforçar a nossa ligação à seleção, mobilizando os portugueses em torno da onda de euforia que mobiliza Portugal inteiro, principalmente num momento difícil, mas que enaltece o orgulho em ser português. Vamos, por isso, capitalizar toda esta onda de euforia e apoio à Seleção com ativações e campanhas, cujos formatos e iniciativa serão conhecidas a seu tempo”, asseguram os responsáveis da marca.
A Sagres, que tem no futebol um dos seus pilares estratégicos, e que em 1993 assumiu-se como a primeira patrocinadora oficial da seleção, prefere também não adiantar para já a forma como irá potenciar o passo dado pela equipa das quinas. O apoio, no entanto, é garantido. “Antes de mais, parabéns à Seleção, no seu todo, Dirigentes, Treinador, Técnicos e Jogadores! Portugal e a Cerveja Sagres, como sempre, está convosco. Certamente que o apuramento da nossa Selecção para o Mundial no Brasil vai permitir implementar plano, já preparado, que ainda não é oportuno revelar”, afirma Nuno Pinto de Magalhães, diretor de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cerveja.
Se as marcas mostram-se contentes pelo feito dos jogadores nacionais, também eles próprios começam a agradecer o apoio do povo português. É o caso de Cristiano Ronaldo, que esta tarde publicou um vídeo no Facebook, e que pode ser visualizado no topo desta página.
Depois desta vitória histórica, coloca-se a questão: quanto valerá, agora, a imagem de CR7?
cr7 valor da marca