1 de agosto de 2013

Tivoli Hotels & Resorts a celebrar 80 anos

Foi o primeiro grande hotel de cinco estrelas da cidade de Lisboa. Hoje a marca Tivoli conta já com uma cadeia de 14 unidades, 12 em Portugal e 2 no Brasil. É reconhecida pela qualidade, elegância e tradição. Valores que quis preservar ao longo de 80 anos de vida. Uma história que começou a ser escrita em 1933 fruto da coragem de dois jovens empreendedores beirões, que decidiram abraçar o negócio da hotelaria e que souberam antecipar a expansão da indústria hoteleira nacional. A gestão rigorosa dos recursos humanos e o empenho num produto de qualidade são marcas que os fundadores deixaram vincadas no prestígio da cadeia Tivoli.

Uma história que começa na avenida da liberdade, primeiro com uma modesta pensão, mais tarde com a inauguração do hotel Tivoli Lisboa, cuja diferenciação passava pela oferta de um produto de qualidade e um acolhimento de excelência que ganhava notoriedade não só através da comunicação, mas também de um crescente número de ilustres clientes. Um hotel, que teve na famosa inquilina do antigo quarto 600, hoje 604, a sua maior embaixadora, a atriz portuguesa Beatriz Costa.

Beatriz Costa viveu cerca de 30 anos no hotel e foi reconhecida como um nome indissociável da sua história. A marca ficou desde sempre ligada ao glamour da vida social e cultural da cidade e tal como no passado, continua a ser procurada por nomes célebres da atualidade. Por aqui passaram o compositor argentino Astor Piazzola, Maria Callas, Jorge Amado, Beyoncé, Johnny Depp ou Jay Z, entre muitos outros.

Atualmente a marca é já uma cadeia de 14 unidades e tal como no passado quer manter-se à frente das novas tendências da hotelaria, aposta agora numa estratégia de mercado virada para o futuro, em 2008 decidiu que estava na altura certa de fazer uma renovação da sua imagem corporativa e do seu posicionamento, assente agora no conceito Experience More.

O projeto ajudou a revitalizar o portefólio de hotéis e trouxe várias parcerias com marcas de prestígio numa oferta mais especializada. Entre os diferentes serviços em regime de co-branding encontra-se uma das marcas do top 3 dos melhores SPAs do mundo, a Banyan Tree ou a marca francesa de cervejarias Brasserie Flo.

A marca mantém ainda hoje uma elevada procura por parte dos mercados estrangeiros, 75% dos seus clientes são europeus, oriundos de países como Inglaterra, Irlanda, Escócia ou Alemanha. Metade vem a negócios e outra metade em lazer, sobretudo para os hotéis do Algarve onde o segmento do golfe representa 15% das estadias. Com a internacionalização da cadeia Tivoli, o Brasil ganha cada vez mais peso nas contas do grupo, representando com apenas 2 hotéis, 37% das receitas.

Para conquistar novos clientes a marca investe numa presença forte na internet e na entrada para a Global Hotel Aliance uma rede internacional de cadeias hoteleiras que partilham o mesmo cartão de fidelização e que em dois anos já conta com 3 milhões de membros. Seguindo as tendências do mercado a Tivoli Hotels & Resorts afirma que quer manter, hoje como há 80 anos, o mesmo espírito visionário, aliando à tradição, um futuro de experiências.

Não perca esta reportagem no próximo fim de semana, na SIC Notícias.

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Maria José Martins

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