Nasceu oficialmente em 1988 com o nome Nellamy, mas o símbolo com uma cabeça de cavalo, muito reconhecida pelos consumidores, levou Manuel Jacinto Azevedo a mudar o nome da marca para Cavalinho.
Desde novo que entrou no negócio do calçado com o seu pai, vendendo em feiras e mercados, mas a crise após o 25 de Abril levou à mudança do negócio para a produção de malas. Em 2012 volta a apostar no calçado, masculino e feminino, para crescer e chegar a mais mercados internacionais, que representam hoje 14% do negócio. Exporta para Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, Holanda, Bélgica e também para os mercados africanos, Angola e Moçambique.
Hoje tem a trabalhar consigo o filho, o genro, a irmã, o cunhado e vários sobrinhos, aos quais tenta passar a paixão que herdou do seu pai. Para a família Azevedo gerir um negócio familiar tem a vantagem de terem o apoio uns dos outros se algo corre mal e sentem o local de trabalho como uma segunda casa.
Não perca esta reportagem já este sábado, às 14h30 e domingo, às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.
Nos negócios de família os artigos são sempre bons, são feitos com amor.