A Nutella, um dos produtos mais globalizados no mundo, pode ver a sua produção afetada por instabilidades climáticas. Uma das matérias-primas essenciais para a sua receita, as avelãs, sofreu uma quebra na colheita devido ao mau tempo gerado na Turquia, país responsável por 70% da produção mundial.
Neste ano, devido a esta situação, a colheita de avelãs está, pelo menos, 30% abaixo da média, o que eleva o preço do produto em 60%, em relação ao segundo semestre do ano passado.
A dificuldade de produção deste ingrediente afeta diretamente a Ferrero, empresa italiana que produz a Nutella, visto que 365 gramas do creme contêm 50 avelãs. Para combater esta situação, a empresa adquiriu, no mês passado, a companhia turca Oltan Group, que é uma das maiores processadoras do produto na região.
Mas há ainda outro ingrediente do doce que está em risco: o azeite de dendê. Este azeite vem da Malásia e é responsável por 20% da composição do produto. Já o cacau, outro dos produtos essenciais da receita, regista o nível de preço mais elevado nos últimos três anos.
Apesar das adversidades, a Ferrero não adianta um aumento do preço da Nutella para os seus consumidores.
Comentários (0)