Portugueses mais adeptos da partilha de serviços de consumo

1 de julho de 2016

Portugueses mais adeptos da partilha de serviços de consumo

Os portugueses com menos de 50 anos são os mais entusiastas dos modelos de partilha de serviços de consumo, como a partilha de automóvel ou apartamento, com 84% a manifestar uma opinião favorável, um valor superior à média europeia de 73%.

A mesma tendência é seguida pelos seniores portugueses. 72% tem uma opinião positiva sobre este tipo de serviços, um valor que surpreende quando comparado com os restantes seniores europeus (61%).

O estudo do Observador Cetelem acrescenta ainda que a partilha de automóvel é o serviço mais utilizado pelos portugueses, no que diz respeito às formas de economia colaborativa. E é também o que desperta maior interesse entre os seniores portugueses. Apenas os seniores polacos (47%) e espanhóis (42%) têm mais interesse pela partilha de carro do que os portugueses (41%), enquanto as gerações de portugueses com menos de 50 anos são mesmo as mais entusiastas desta prática na Europa (53%).

No que diz respeito à partilha de casa, os portugueses, apesar de revelarem um interesse superior à média europeia (31% vs 27%), não aderiram ainda a este serviço de economia colaborativa enquanto utilizadores. Com apenas 2% de utilizadores seniores e 6% não seniores em Portugal, comparativamente a 3% e 9%, respetivamente, na Europa. De uma forma geral, a partilha de casa é a forma de economia colaborativa menos popular.

Ficha Técnica: Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.  

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Jornalista: Marco Silva

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