Os portugueses com menos de 50 anos são os mais entusiastas dos modelos de partilha de serviços de consumo, como a partilha de automóvel ou apartamento, com 84% a manifestar uma opinião favorável, um valor superior à média europeia de 73%.
A mesma tendência é seguida pelos seniores portugueses. 72% tem uma opinião positiva sobre este tipo de serviços, um valor que surpreende quando comparado com os restantes seniores europeus (61%).
O estudo do Observador Cetelem acrescenta ainda que a partilha de automóvel é o serviço mais utilizado pelos portugueses, no que diz respeito às formas de economia colaborativa. E é também o que desperta maior interesse entre os seniores portugueses. Apenas os seniores polacos (47%) e espanhóis (42%) têm mais interesse pela partilha de carro do que os portugueses (41%), enquanto as gerações de portugueses com menos de 50 anos são mesmo as mais entusiastas desta prática na Europa (53%).
No que diz respeito à partilha de casa, os portugueses, apesar de revelarem um interesse superior à média europeia (31% vs 27%), não aderiram ainda a este serviço de economia colaborativa enquanto utilizadores. Com apenas 2% de utilizadores seniores e 6% não seniores em Portugal, comparativamente a 3% e 9%, respetivamente, na Europa. De uma forma geral, a partilha de casa é a forma de economia colaborativa menos popular.
Ficha Técnica: Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.
Comentários (0)