96% dos portugueses têm um dispositivo móvel, estando Portugal entre um dos três países da Europa que mais adere a este tipo de aparelhos.
Este é um dos dados do “Mobile Shopping, Banking and Payment Survey”, da Nielsen, que refere que os portugueses são fortes adeptos das novas tecnologias e dos aparelhos mobile. O mesmo estudo refere que 69% valorizam a liberdade de estarem conectáveis a qualquer momento e em qualquer lugar e 65% dizem que os dispositivos móveis vieram melhorar a sua qualidade de vida.
No entanto, 69% dos inquiridos refere que as relações face-to-face estão a ser substituídas por relações “eletrónicas” e que se sentem sobrecarregados de informação (67%), valorizando os momentos em que não estão conectados (55%).
No que toca ao uso dos dispositivos, 82% utiliza para aceder ao email, 78% para as redes sociais, e 64% para procurar um produto ou serviço.
“Os portugueses são early adopters e adeptos das novidades, demonstrando uma taxa de penetração de aparelhos móveis acima da média europeia. No entanto utilizam-nos sobretudo para consultar o emails e as redes sociais”, refere Gustavo Núñez, diretor geral da Nielsen Iberia.
No que toca a compras online, mais de metade dos portugueses refere utilizar os dispositivos móveis para procurar informação sobre um produto ou para comparar preços durante a compra. 42% utilizam estes aparelhos para procurar cupões de desconto ou ofertas e 41% para tomarem decisões de compra mais acertadas.
77% admitem vir a utilizar os seus aparelhos mobile para consultas e 68% para fazer pagamentos, sendo estes resultados superiores aos da média europeia. Os adeptos de pagamentos através dos dispositivos mobile valorizam a facilidade e a conveniência deste tipo de serviços, assim como a sua eficácia no controle das despesas.
Segundo este estudo, 60% dos consumidores portugueses sentem-se preparados para utilizar em exclusivo um banco que ofereça serviços exclusivamente mobile (sem recurso a espaços físicos e com todas as interações via mobile).
O relatório internacional da Nielsen inclui mais de 30 mil inquéritos online em 63 países.
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