Portugueses são fortes adeptos das tecnologias

12 de outubro de 2016

Portugueses são fortes adeptos das tecnologias

96% dos portugueses têm um dispositivo móvel, estando Portugal entre um dos três países da Europa que mais adere a este tipo de aparelhos.

Este é um dos dados do “Mobile Shopping, Banking and Payment Survey”, da Nielsen, que refere que os portugueses são fortes adeptos das novas tecnologias e dos aparelhos mobile. O mesmo estudo refere que 69% valorizam a liberdade de estarem conectáveis a qualquer momento e em qualquer lugar e 65% dizem que os dispositivos móveis vieram melhorar a sua qualidade de vida.

No entanto, 69% dos inquiridos refere que as relações face-to-face estão a ser substituídas por relações “eletrónicas” e que se sentem sobrecarregados de informação (67%), valorizando os momentos em que não estão conectados (55%).

No que toca ao uso dos dispositivos, 82% utiliza para aceder ao email, 78% para as redes sociais, e 64% para procurar um produto ou serviço.

“Os portugueses são early adopters e adeptos das novidades, demonstrando uma taxa de penetração de aparelhos móveis acima da média europeia. No entanto utilizam-nos sobretudo para consultar o emails e as redes sociais”, refere Gustavo Núñez, diretor geral da Nielsen Iberia.

No que toca a compras online, mais de metade dos portugueses refere utilizar os dispositivos móveis para procurar informação sobre um produto ou para comparar preços durante a compra. 42% utilizam estes aparelhos para procurar cupões de desconto ou ofertas e 41% para tomarem decisões de compra mais acertadas.

77% admitem vir a utilizar os seus aparelhos mobile para consultas e 68% para fazer pagamentos, sendo estes resultados superiores aos da média europeia. Os adeptos de pagamentos através dos dispositivos mobile valorizam a facilidade e a conveniência deste tipo de serviços, assim como a sua eficácia no controle das despesas.

Segundo este estudo, 60% dos consumidores portugueses sentem-se preparados para utilizar em exclusivo um banco que ofereça serviços exclusivamente mobile (sem recurso a espaços físicos e com todas as interações via mobile).

O relatório internacional da Nielsen inclui mais de 30 mil inquéritos online em 63 países.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.