Apesar da evolução positiva na economia nacional, a verdade é que os consumidores portugueses continuam retraídos no que toca ao grande consumo. Nos primeiros seis meses do ano, as famílias portuguesas compraram menos 0,9% de produtos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Este perfil de consumidor desloca-se cada vez menos às lojas mas as refeições fora de casa estão a aumentar. De acordo com um estudo realizado pela Kantar Worldpanel, a compra de produtos alimentares e bebidas na grande distribuição registaram um decréscimo de 3,8%, mas as categorias de beleza, como os tónicos, cremes de rosto e leites de limpeza, foram as que mais cresceram, assim como os produtos relacionados com a mercearia doce e snacks.
Com a diminuição do consumo aumentam também as promoções. De acordo com o estudo, 57% das cestas de compras tinham pelo menos uma em promoção, sendo que o desconto médio chegou a atingir os 32%, com efeito mais visível junto dos produtos de marca de fabricante.
Apesar dos resultados, Portugal continua a apresentar um canal tradicional significativamente mais fraco, comparativamente com a 22 países europeus, 28% face a 11%. O estudo refere, no entanto, que esta tendência pode vir a ser contrariada no futuro, em virtude dos diversos investimentos anunciados na modernização das lojas tradicionais de maior proximidade, nomeadamente pela expansão de vários franchisings.
Depois de quatro anos consecutivos em decréscimo, a Kantar Worldpanel estima que 2015 termine ligeiramente positivo, com as compras via online a registar um crescimento para os próximos anos.
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