Os World Travel Awards vieram reforçar a marca Portugal enquanto um dos melhores destinos turísticos europeus, ao conquistar 16 prémios, na sua 21.ª edição, quase o dobro do alcançado no ano passado.
Considerado como os “Óscares do Turismo”, estes prémios destacam, a nível europeu, os melhores locais para passar férias, viajar em trabalho ou família, ou apenas passar um fim de semana.
Quanto a destinos, Lisboa foi um dos destaques com a conquista dos prémios “Melhor Destino de Cruzeiros” e “Melhor Porto” enquanto que a Madeira venceu na categoria de “Melhor Ilha para Férias”.
O Turismo de Portugal foi o vencedor da noite, eleito como “Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu”, um dos prémios mais importantes da competição. João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, diz sentir-se orgulhoso por ver reconhecido “o trabalho desenvolvido pelo Instituto”.
O responsável acrescentou que ganhar “este prémio em concorrência com reputados congéneres dos países nossos concorrentes valoriza ainda mais esta distinção e coloca-nos perante uma responsabilidade acrescida: a de continuar a fazer de Portugal um destino turístico de excelência”.
Também o setor dos transportes foi distinguido, com a TAP a conquistar os prémios de “Melhor Companhia Aérea” a voar para a América do Sul e África, e a DouroAzul considerada a “Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais”.
Mas é na hotelaria que Portugal mais se destaca. O Algarve recebeu medalhas de ouro com o Hotel Conrad (“Melhor Resort de Luxo”), o Martinhal Beach Resort & Hotel (“ Melhor Villa Resort”), o Vila Vita Parc (“Resort mais romântico”), o Pine Cliffs Resort (“Melhor Hotel com Residências”), e o Vila Joya (“Melhor Boutique Hotel”).
No Porto, o Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa foi nomeado “Melhor Resort All-inclusive”, e em Lisboa, o Bairro Alto Hotel, é o “Melhor Hotel de Património Histórico”.
O Governo também já se pronunciou quanto aos “bons resultados” alcançados por Portugal. Para o ministro da Economia, António Pires de Lima, o turismo é “um setor campeão da nossa economia e que, graças ao dinamismo do setor privado, em articulação virtuosa com o setor público, está a dar um contributo inestimável para a recuperação económica do país”, referiu em comunicado enviado à agência Lusa.
Também o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, se mostrou satisfeito com estas distinções que considera que “devem ser lidas como um sinal a confirmar o mérito” do setor, cujo crescimento “não vem da sorte ou do acaso”.
Na nota enviada à agência Lusa, o Ministério da Economia recorda, ainda que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, o turismo, em 2014, registou um crescimento acumulado face ao homólogo de 2013 de 12,3% no número de hóspedes e 12,9% nos proveitos totais.
Após estas cerimónias de distinção dos melhores em cada continente, a grande final dos World Travel Awards realiza-se em novembro, em Marraquexe, Marrocos.
Comentários (0)